Carta aberta ao Grupo de Forcados Amadores da Chamusca - Nuno Pereira Marques

Carta aberta ao Grupo de Forcados Amadores da Chamusca
"No preciso momento em que vos escrevo estarão a decorrer as cortesias da corrida do Campo Pequeno, momento desejado e de ilusão e para o qual "trabalharam" muito e com muito sofrimento à mistura. Infelizmente, hoje, só 8 de vós serão felizes, só 8 poderão pisar a arena. Ingrato para todos os preteridos, frustrante para quem vos acompanha de tão longe para apenas vos ver por breves instantes a tentar honrar essa Jaqueta e a Chamusca.
Vamos ao motivo porque vos escrevo.
Serve esta carta para vos pedir DESCULPA!!

Pedir desculpa a todos os que comigo se fardaram, que acreditaram sem reservas nas minhas palavras quando vos dizia que a diferenciação era o caminho para o reconhecimento, que o mérito era a garantia de corridas, que o saber-ser e o saber-estar eram fundamentais para construir as bases de um grupo de excelência e que teria a admiração de empresários e aficionados. Perdoem-me!!! Estava redondamente enganado e falhei...PERDOEM-ME!!! 

Peço desculpa pelo que exigi, obstinadamente exigi rigor e fui duro e desagradável com muitos dos que me acompanharam entre 2000 e 2014, peço desculpa por exigir que se fardassem com elegância, sem remendos, limpos e distintos...que se comportassem em praça e fora dela com dignidade e elevação, "são figuras e em praça não corram, desfilem e desfrutem". Quantas vezes fui intransigente com comportamentos divergentes, os sermões nos treinos para dissecar desde o brindar até o rabejar. 

Pegar é mandar, desde o início, dando vantagens e sem capotes ou avisos da trincheira...mandar é entender o oponente, conhecer os tempos e as distâncias, os terrenos e as nossas próprias capacidades. Pegar é com 8 forcados e dar sempre que possível vantagens ao forcado da cara... Respeitar o público, o toiro e todos os agentes taurinos, ser educado; humilde e honesto... Perdoem-me...tudo tretas, tudo mentira!!! A prova é que hoje estão numa corrida de 6 grupos, e os outros...

Ninguém quer saber, é tudo igual...bem ou mal fardados, com postura ou em jeito de "corpo de intervenção" (para não usar a expressão "bando"), com 8 ou com 10/12/13 ou até mesmo forcados à civil como já vi este ano, interessa é que "agarrem o boi", no final tudo se esquece e nada importa, mesmo que se bata no pessoal dos curros. 
Umas trocas, uns favores, uns quantos bilhetes, monta-se a praça ou paga-se o embolador, vai-se de borla e ainda se paga o almoço ao empresário, e está garantida a temporada. A festa brava não é mais que o pálido reflexo deste país, muito lobby e muita política (no nosso métier, os boys passam a "tios")

Temos a festa que merecemos, onde até os bloggers e críticos da especialidade são figuras de maior relevo que grande parte dos artistas, e para estes (os escribas claro), a pega resume-se à tentativa e se foi com ajudas carregadas ou não, de resto está sempre tudo bem. Meus caros jornalistas/críticos/bloggers, imaginem ke eu excrevia axim uma kronika de uma korrida de toirox na Xamuska por exemplo, no final a mensagem passava certo? Passava mas não deixava de conter erros gramaticais...grosseiros. Pois bem, acho que entenderam o analogismo, o facto de alguns grupos pegarem os seus toiros à 1ª e 2ª não significa necessariamente que estejam bem, e muitas vezes não estão.
Sempre me enojou a expressão "Forcados é tauromaquia de curral", hoje assumo...desisto de tentar provar o contrário, resigno-me.
Aos meus amigos do GFAC, reitero o pedido de DESCULPAS, falhei...contudo vocês têm a possibilidade de se manterem assim, dignos mesmo com menos corridas que os outros.
Para mim serão sempre os melhores!
PS- perdoem-me também os amigos que hoje me ligaram esperando que estivesse com o meu Grupo no Campo Pequeno aproveitando assim para matar saudades. (Alguns de longe, do outro lado do Atlântico)"


Fonte: https://www.facebook.com

14 comments:

joao costa pereira at: 5 de agosto de 2016 às 10:24 disse...

Aplaudo de pé !!!

Paulo at: 5 de agosto de 2016 às 11:15 disse...

Artigo muito bom, de quem sabe escrever, sabe o que diz e não se "preocupa" em agradar ou ser politicamente correto.... Coisa muito rara nos dias que correm.

coralia curado at: 5 de agosto de 2016 às 16:49 disse...

ainda há bem pouco tempo fiz uma critica a um prémio de melhor lide de uma corrida a que assisti, e não concordei com a atribuição do referido premio, e a pessoa em causa pura e simplesmente deixou de ser minha "amiga" no FB, PORQUÊ''''??????????????? porque o dito Sr. montou a corrida e o "artista" que ganhou o prémio faz parte da lista de artistas que ele é apoderado. a isto chegou a FESTA BRAVA, por isso meus amigos lutem pela VERDADE.

Anónimo at: 5 de agosto de 2016 às 17:04 disse...

Sem duvida os toiros agarram-se pelos cornos é preciso dizer o que vai mal PARABENS

Carlos Calado at: 5 de agosto de 2016 às 18:04 disse...

Mas que bem Nuno, muito bem. Retratas exactamente o que um Grupo, seja ele qual for, deve ser. Isto o que acontece nos Grupos com esta e outras acções, desvirtuem completamente o que é verdadeiramente o FORCADO AMADOR, não é uma questão de comandos, mas sim falta de verdadeiros lideres e por conseguinte, falte de bons condutores de homens.

Unknown at: 5 de agosto de 2016 às 19:54 disse...

Não posso estar mais de acordo, o meu aplauso

Adriano Cruz at: 5 de agosto de 2016 às 23:20 disse...

No mundo existe muitos homens, mas Homem como o Nuno há poucos, tenho o privilégio de o conhecer e falar com ele desde a nossa infância. Obrigado Nuno por colocares a nu o que alguns homens andam e conseguem encobrir, esse nunca serão Homens como tu.

Luís Lemos Miranda at: 6 de agosto de 2016 às 00:46 disse...

Nuno, a dimensão de um grupo não se mede pelo número de corridas nem de toiros pegados.. As tuas palavras dizem tudo.. E sobretudo quando os actos correspondem às palavras a única coisa é ouvir e aceitar..

Joaquim Batista at: 6 de agosto de 2016 às 07:07 disse...

Bem, muito bem. Benvindo à realidade dos grupos pequenos. Povoa são Miguel, Safara,Amareleja, Arronches, etc

Unknown at: 6 de agosto de 2016 às 14:58 disse...

Pedro neves não sou grande aficionado como se diz na gíria tauromáquica esta coisa dos forcados sempre me faxinou,mas depois de ler a tua cronica percebo porque é há forcados de 1ª e os outros e tu sempre foste um forcado com um F

Unknown at: 6 de agosto de 2016 às 15:01 disse...

Grande Nuno grande homem e grande forcado

Luis at: 6 de agosto de 2016 às 17:15 disse...

Grande Forcado que sempre admirei a comandar o grupo da Chamusca, mas não tem de pedir desculpa por nada porque do grupo fez tudo o que os outros deviam,homens bons e humildes.Não tenho confiança pessoal com a pessoa em questão mas sou sei fã (aficionado) na forma como entende a festa.Abraço Nuno marquês deste aficionado de riachos Luis amado

Luis at: 6 de agosto de 2016 às 17:16 disse...

Grande Forcado que sempre admirei a comandar o grupo da Chamusca, mas não tem de pedir desculpa por nada porque do grupo fez tudo o que os outros deviam,homens bons e humildes.Não tenho confiança pessoal com a pessoa em questão mas sou sei fã (aficionado) na forma como entende a festa.Abraço Nuno marquês deste aficionado de riachos Luis amado

Luis at: 6 de agosto de 2016 às 17:18 disse...

Grande Forcado que sempre admirei a comandar o grupo da Chamusca, mas não tem de pedir desculpa por nada porque do grupo fez tudo o que os outros deviam,homens bons e humildes.Não tenho confiança pessoal com a pessoa em questão mas sou sei fã (aficionado) na forma como entende a festa.Abraço Nuno marquês deste aficionado de riachos Luis amado

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.