João Cortes, 70 Anos: “Raça e Audácia” - Por Miguel Soares

É uma grande alegria poder escrever umas palavras sobre o meu grande e querido amigo João Cortes. Até podia começar o texto com as todas as palavras que se cantam no fado em sua homenagem. Na verdade, “Raça e Audácia” são alguns dos muitos adjectivos que posso usar para descrever o “Tio João”, que hoje, 15 de Dezembro, completa a bonita idade de 70 anos!
Falar no tio João Cortes é falar obrigatoriamente no Grupo de Montemor, na Figura do Forcado Amador e na Tauromaquia nacional. A “Lenda Viva”, como é carinhosamente tratado no Grupo de Montemor representa e personaliza todos os valores que caracterizam o grupo, “correndo-lhe nas veias” os nobres valores da Amizade, da União, do Companheirismo, do triunfo e da Fé.
Se é verdade que existe a “escola do Grupo de Montemor”, então João Cortes é o seu professor de eleição, transmitindo ano após ano, geração após geração, o sentimento de respeito à Jaqueta, bem como todos os pergaminhos que honram o legado histórico que esta mesma jaqueta simboliza.
Conviver com o Tio João Cortes é um verdadeiro privilégio. Com ele aprende-se verdadeiramente a ver uma pega. Todos os pormenores estão na sua cabeça: desde a forma como o forcado está fardado (tem que estar impecável do barrete aos sapatos); o citar e a elegância do forcado da cara; a distância para as ajudas; a posição do grupo como um todo da arena; o momento da reunião; a entrada das ajudas; a forma como se deve cernelhar… Tudo é escrutinado (e bem) pelo Tio João. É exigente com todos os forcados por igual. Mas obviamente é mais criterioso com a rapaziada de Montemor. Desde os antigos elementos, passando pelos actuais e mesmo pelos que ambicionam ser forcados, todos lhe pedem a opinião, todos ouvem os seus conselhos e todos consideram (se for caso disso) as necessárias críticas. A pega e os três tempos do toureio: parar, mandar e templar. Assim é “a pega” para a nossa “Lenda Viva”. Assim o fez enquanto forcado no activo, alcançando um nível excepcional, tornando-se referência maior da arte de pegar toiros, sendo mesmo considerado um dos maiores forcados de sempre da nossa Tauromaquia. O seu exemplo dentro de praça, tornou-o um cabo exigente e respeitado. Enquanto chefiou os Amadores de Montemor foi ganhando a admiração de todas as gentes da Festa e é esse carisma que faz do tio João das pessoas mais acarinhadas e respeitadas da Festa de Toiros. Em Portugal e por todos os países por onde passou e deixou as suas lições.
É também um aficionado à antiga. Defende uma Festa com emoção, toiros sérios e toureio de verdade. É uma verdadeira “enciclopédia tauromáquica”. Sabe e ensina a História da Tauromaquia.
Dono de uma forte personalidade, o tio João Cortes é também um “coração de oiro”! Um Ser Humano excepcional, com uma enorme cultura geral, amante da Cultura Portuguesa, dos seus costumes e da sua gastronomia. Com ele passamos horas de verdadeira tertúlia ou a debater os assuntos nacionais ou internacionais da “ordem do dia”.
João Cortes é Educação. João Cortes é boa disposição. João Cortes é muito sentido de humor (e apurado). João Cortes é sentimento. João Cortes é bondade. João Cortes é “Portugalidade”. João Cortes é Família! Assumo com toda naturalidade: adoro o Tio João Cortes. Adoro a Tia Ana Cortes. Com eles sinto-me em casa, em Família. E são os melhores sentimentos que se podem ter: a pertença, a admiração e o respeito.  
Para além de tudo o que escrevi, o João (juntamente com a Ana) são ainda pais da Joana, do Duarte e do meu querido Herói José Maria Cortes! E já agora… avô de muitos netos, onde destaco o jovem António, com quem convivo mais.
Voltamos ao fado: “O Cortes é lição do culto do bom forcado”… “Enfrentou perigos e mortes e aos consagrados pertence”… Eu acrescento: Na cara do toiro, a templar a investida, três passinhos trás: “trás, trás, trás”! Reunião perfeita. 70 anos já cá estão! Venham muitos mais!
Parabéns tio João Cortes. É único!

Miguel Soares

1 comments:

zebarracruz at: 27 de dezembro de 2015 às 13:02 disse...

João Cortes é uma lenda viva!

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.