SABIA QUE... PEGA DE CERNELHA


José Barrinha da Cruz
Antigamente pertencia aos campinos executar as pegas de cernelha, costume que se perdeu por passar a caber aos grupos de «forcados» tal tarefa.
Nos princípios do século XX até mais ou menos meados do mesmo, os toiros eram a maioria das vezes já «corridos», o que obrigava a muitas pegas de «cernelha» por corrida, compostas por 8 e 10 toiros -, sendo costume os grupos profissionais terem 2 e 3 cernelheiros para esta modalidade de pega. Actualmente, só em último recurso tal sucede, havendo no entanto alguns grupos que ainda a utilizam nas corridas de seis toiros, - quando a sós -, ou quando o toiro apresenta algum defeito que de todo possa interferir na pega de «caras» .
Hoje, além de cada grupo ter um cernelheiro preparado para essa eventualidade, a mesma começa a rarear, uma vez que, não só as ganadarias tendem a não ter jogos de «cabrestos» devidamente preparados para tal tarefa, como alguns apresentam-se muito novos e com «medo» dos toiros, assim como as principais praças de toiros deixaram de os ter como residentes, como o Campo Pequeno nos anos sessenta.
Trata-se de uma «pega» bastante difícil e complicada, atendendo que são vários os factores que a envolvem. A primeira e mais importante, é que o toiro actual, com menos andamento e a ser lidado na maioria das vezes pela muda de 3 cavalos, quando não quatro; depois, com 2/3 ferros compridos, mais 4 curtos e muitas vezes também por 1 par bandarilhas, violinos e ainda uma “roseta” ou ferro de palmo, chega ao «forcado» completamente esgotado, com bastante sentido e em dificuldade em «encabrestar». Isto, para não falar no «adorno«de alguns cavaleiros ao passarem com as mãos pela «testuz» do toiro e outros pelas «embolas», complicando mais a pega de caras, mas também a de cernelha.     Assim, um jogo de 5 ou até de 6 cabrestos torna-se manifestamente pouco - em algumas praças é o que sai (7 seria o ideal)  - para  «tapar» o toiro, tendo muitas das vezes de ser pegado «isolado», o que se torna difícil , e uma perda de tempo desnecessária.
Além destes pormenores, existem outros que envolvem este tipo de «pega» e que são fundamentais, mas todos eles interligados, ou seja; o toiro e os «cabrestos» como acima é focado; a experiência dos campinos em praça; a partida rápida e simultânea de cernelheiro e rabejador a entrarem pelos «cabrestos»  dentro sem lhes tocar e sem o toiro os ver, e depois, o cernelheiro cair no sítio certo - espádua esquerda - , tendo o rabejador que se preocupar em deixar primeiro o parceiro se «agarrar», para ao mesmo tempo ele se «fechar» no rabo.
Quando o toiro «corre a derrotar« ou se volta para o lado do cernelheiro, é uma pega linda e emocionante - sem  se agarrar aos «ferros»! Muito mais difícil de a concretizar quando o toiro se volta para o lado contrário, uma vez que a pele estica e os rins atiram-no «borda  fora».


0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.