"No preciso momento em que vos escrevo estarão a decorrer as cortesias da corrida do Campo Pequeno, momento desejado e de ilusão e para o qual "trabalharam" muito e com muito sofrimento à mistura. Infelizmente, hoje, só 8 de vós serão felizes, só 8 poderão pisar a arena. Ingrato para todos os preteridos, frustrante para quem vos acompanha de tão longe para apenas vos ver por breves instantes a tentar honrar essa Jaqueta e a Chamusca.
Vamos ao motivo porque vos escrevo.
Serve esta carta para vos pedir DESCULPA!!
Pedir desculpa a todos os que comigo se fardaram, que acreditaram sem reservas nas minhas palavras quando vos dizia que a diferenciação era o caminho para o reconhecimento, que o mérito era a garantia de corridas, que o saber-ser e o saber-estar eram fundamentais para construir as bases de um grupo de excelência e que teria a admiração de empresários e aficionados. Perdoem-me!!! Estava redondamente enganado e falhei...PERDOEM-ME!!!
Peço desculpa pelo que exigi, obstinadamente exigi rigor e fui duro e desagradável com muitos dos que me acompanharam entre 2000 e 2014, peço desculpa por exigir que se fardassem com elegância, sem remendos, limpos e distintos...que se comportassem em praça e fora dela com dignidade e elevação, "são figuras e em praça não corram, desfilem e desfrutem". Quantas vezes fui intransigente com comportamentos divergentes, os sermões nos treinos para dissecar desde o brindar até o rabejar.
Pegar é mandar, desde o início, dando vantagens e sem capotes ou avisos da trincheira...mandar é entender o oponente, conhecer os tempos e as distâncias, os terrenos e as nossas próprias capacidades. Pegar é com 8 forcados e dar sempre que possível vantagens ao forcado da cara... Respeitar o público, o toiro e todos os agentes taurinos, ser educado; humilde e honesto... Perdoem-me...tudo tretas, tudo mentira!!! A prova é que hoje estão numa corrida de 6 grupos, e os outros...
Ninguém quer saber, é tudo igual...bem ou mal fardados, com postura ou em jeito de "corpo de intervenção" (para não usar a expressão "bando"), com 8 ou com 10/12/13 ou até mesmo forcados à civil como já vi este ano, interessa é que "agarrem o boi", no final tudo se esquece e nada importa, mesmo que se bata no pessoal dos curros.
Umas trocas, uns favores, uns quantos bilhetes, monta-se a praça ou paga-se o embolador, vai-se de borla e ainda se paga o almoço ao empresário, e está garantida a temporada. A festa brava não é mais que o pálido reflexo deste país, muito lobby e muita política (no nosso métier, os boys passam a "tios")
Temos a festa que merecemos, onde até os bloggers e críticos da especialidade são figuras de maior relevo que grande parte dos artistas, e para estes (os escribas claro), a pega resume-se à tentativa e se foi com ajudas carregadas ou não, de resto está sempre tudo bem. Meus caros jornalistas/críticos/bloggers, imaginem ke eu excrevia axim uma kronika de uma korrida de toirox na Xamuska por exemplo, no final a mensagem passava certo? Passava mas não deixava de conter erros gramaticais...grosseiros. Pois bem, acho que entenderam o analogismo, o facto de alguns grupos pegarem os seus toiros à 1ª e 2ª não significa necessariamente que estejam bem, e muitas vezes não estão.
Sempre me enojou a expressão "Forcados é tauromaquia de curral", hoje assumo...desisto de tentar provar o contrário, resigno-me.
Aos meus amigos do GFAC, reitero o pedido de DESCULPAS, falhei...contudo vocês têm a possibilidade de se manterem assim, dignos mesmo com menos corridas que os outros.
Para mim serão sempre os melhores!
PS- perdoem-me também os amigos que hoje me ligaram esperando que estivesse com o meu Grupo no Campo Pequeno aproveitando assim para matar saudades. (Alguns de longe, do outro lado do Atlântico)"
Fonte: https://www.facebook.com
14 comments:
Aplaudo de pé !!!
Artigo muito bom, de quem sabe escrever, sabe o que diz e não se "preocupa" em agradar ou ser politicamente correto.... Coisa muito rara nos dias que correm.
ainda há bem pouco tempo fiz uma critica a um prémio de melhor lide de uma corrida a que assisti, e não concordei com a atribuição do referido premio, e a pessoa em causa pura e simplesmente deixou de ser minha "amiga" no FB, PORQUÊ''''??????????????? porque o dito Sr. montou a corrida e o "artista" que ganhou o prémio faz parte da lista de artistas que ele é apoderado. a isto chegou a FESTA BRAVA, por isso meus amigos lutem pela VERDADE.
Sem duvida os toiros agarram-se pelos cornos é preciso dizer o que vai mal PARABENS
Mas que bem Nuno, muito bem. Retratas exactamente o que um Grupo, seja ele qual for, deve ser. Isto o que acontece nos Grupos com esta e outras acções, desvirtuem completamente o que é verdadeiramente o FORCADO AMADOR, não é uma questão de comandos, mas sim falta de verdadeiros lideres e por conseguinte, falte de bons condutores de homens.
Não posso estar mais de acordo, o meu aplauso
No mundo existe muitos homens, mas Homem como o Nuno há poucos, tenho o privilégio de o conhecer e falar com ele desde a nossa infância. Obrigado Nuno por colocares a nu o que alguns homens andam e conseguem encobrir, esse nunca serão Homens como tu.
Nuno, a dimensão de um grupo não se mede pelo número de corridas nem de toiros pegados.. As tuas palavras dizem tudo.. E sobretudo quando os actos correspondem às palavras a única coisa é ouvir e aceitar..
Bem, muito bem. Benvindo à realidade dos grupos pequenos. Povoa são Miguel, Safara,Amareleja, Arronches, etc
Pedro neves não sou grande aficionado como se diz na gíria tauromáquica esta coisa dos forcados sempre me faxinou,mas depois de ler a tua cronica percebo porque é há forcados de 1ª e os outros e tu sempre foste um forcado com um F
Grande Nuno grande homem e grande forcado
Grande Forcado que sempre admirei a comandar o grupo da Chamusca, mas não tem de pedir desculpa por nada porque do grupo fez tudo o que os outros deviam,homens bons e humildes.Não tenho confiança pessoal com a pessoa em questão mas sou sei fã (aficionado) na forma como entende a festa.Abraço Nuno marquês deste aficionado de riachos Luis amado
Grande Forcado que sempre admirei a comandar o grupo da Chamusca, mas não tem de pedir desculpa por nada porque do grupo fez tudo o que os outros deviam,homens bons e humildes.Não tenho confiança pessoal com a pessoa em questão mas sou sei fã (aficionado) na forma como entende a festa.Abraço Nuno marquês deste aficionado de riachos Luis amado
Grande Forcado que sempre admirei a comandar o grupo da Chamusca, mas não tem de pedir desculpa por nada porque do grupo fez tudo o que os outros deviam,homens bons e humildes.Não tenho confiança pessoal com a pessoa em questão mas sou sei fã (aficionado) na forma como entende a festa.Abraço Nuno marquês deste aficionado de riachos Luis amado
Enviar um comentário
ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS