Corrida de Beja com êxito artístico e lotação esgotada - Vitor Besugo

Na passada sexta-feira, 5 de Agosto, a praça de toiros de Beja viveu certamente uma das noites mais bonitas e importantes da sua centenária história.

O empresário Rafael Vilhais, assessorado por Armando Jorge Teixeira ousaram montar em Beja em cartaz de luxo, com a presença de Rui Fernandes, Diego Ventura e Filipe Gonçalves que lidaram toiros de António Charrua. Marcou ainda presença em praça o cavaleiro amador Joaquim Brito Paes, jovem com ligações paternas à cidade. Associado a este cartel a despedida de Joel Zambujeira de cabo dos Amadores de Cascais, e a presença do grupo da terra, foram fatores que pesaram para que os aficionados esgotassem os bilhetes da Varela Crujo. Está de parabéns o empresário que voltou assim a esgotar a praça 30 anos depois da última vez, segundo comentam os mais velhos.


O curro de António Charrua foi cómodo para os cavaleiros e de investidas mais bruscas para os forcados, contribuindo para o êxito dos artistas, e para que a emoção, e o recear do perigo, chegasse às bancadas por ocasião das pegas. 

Nas pegas a noite começou com a despedida de Joel Zambujeira do comando dos amadores de Cascais. Após vários brindes sentidos, foi para a cara do toiro, com a tranquilidade que sempre o caraterizou. Citou, mandou na investida e fechou-se com prontidão à primeira tentativa, com uma eficiente primeira ajuda dada pelo seu pai, José Luís Zambujeira, que se voltou a fardar nesta noite, juntamente com outros antigos forcados do grupo de Cascais. Após a volta com o cavaleiro Rui Fernandes, entregou o “Forcado” de cabo ao seu sucessor Paulo Loução, debaixo de fortes aplausos do publico presente, pelo reconhecimento de uma carreira de 17 anos.
Paulo Loução, o novel cabo, escolheu para si o mais alto e pesado da noite, em que só à sexta tentativa logrou consumar a pega, a sesgo e com ajudas carregadas.
Seguiu-se o retirado Bruno Cantinho com uma pega consumada à segunda tentativa, após tropeçar no momento da reunião na primeira tentativa.
Fechou a atuação para o grupo de Cascais, o valoroso forcado Ventura Doroteia, à primeira numa pega difícil, em que o novilho rompeu pelo grupo, com uma boa recuperação do primeiro-ajuda João Carvalho, e uma eficiente ajuda do seu “companheiro” dos amadores de Beja, João Graça, que saltou prontamente tábuas em apoio aos forcados de Cascais.

Por Beja, Ricardo Castilho foi o eleito para abrir a função. Numa pega brindada ao novo cabo dos amadores de Cascais, não resultou da melhor forma, com o experiente forcado a sair lesionado na primeira tentativa. Dobrado pelo também experiente João Fialho a pega foi consumada à primeira tentativa deste forcado.
Mauro Lança foi para a cara do quarto da ordem, um toiro de investidas bruscas, com o forcado a concretizar à quinta tentativa a sesgo e com ajudas carregadas.
Guilherme Santos tentou à pega ao último toiro do lote do grupo de Beja, pega brindada aos bejenses Luís Toucinho e Fernando Batista, um toiro tardo na investida, em que o forcado não se conseguiu fechar e já no chão, ao tentar levantar-se sofreu aparatosa colhida, felizmente sem a gravidade que se temeu na altura. Foi prontamente dobrado por Diogo Morgado, que consumou com eficiência à primeira tentativa. Nota neste grupo para a evolução do jovem rabejador Bento Costa, que mostra saber e maturidade. 
A corrida foi dirigida com acerto e correção por Agostinho Borges, assessorado pelo médico veterinário Dr. João Infante.

O público saiu satisfeito e ficou provado em Beja que quando os cartéis são aliciantes o publico vai aos toiros, numa prova inequívoca que a tauromaquia está bem viva no Baixo Alentejo.

Nota: Crónica completa na próxima edição do Diario do Alentejo.

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.