PITÓ - 15 ANOS DE SAUDADE


por Vitor Besugo
Assinala-se hoje 15 anos sobre a noite fatídica em Arruda do Vinhos em que Ricardo Silva "PITÓ" perdeu a vida agarrado aos cornos de um toiro de Jorge de Carvalho, envergando a Jaqueta das Ramagens do Grupo de Vila Franca! 
Tive a felicidade de partilhar alguns anos de amizade com ele, conhecemo-nos no meu  primeiro treino NO GRUPO DE FORCADOS JUVENIS DE VILA FRANCA, no centro Equestre da Lezíria Grande, passamos desde aí momentos inolvidáveis, como a noite em que foi para a cara de um Vaz Monteiro de 5 anos,  que andava como sobrero de uma lado para o outro e lá lhe calhou na Malveira, e que o lesionou com alguma gravidade... ou aventuras e travessuras que passamos em Vila Franca, Beja ou Évora! 

Descansa em Paz meu AMIGO!



Ricardo Jorge Soares Silva "PITÓ"
1977/2002 - 25 anos
Nasceu a 28 de Janeiro de 1977 em Vila Franca de Xira
Faleceu na noite de 16 para 17 de Agosto de 2002, em Arruda dos Vinhos

Historial como Forcado:
Grupo de Forcados Juvenis de Vila Franca de Xira:

    Estreia a 6 de Fevereiro de 1992 no Centro Equestre da Lezíria Grande.
    A 30 de Julho de 1994 na Praça de Toiros da Malveira, saiu lesionado com alguma gravidade ao tentar sem êxito a pega a um toiro da ganadaria Vaz Monteiro com 5 anos e 450 kg que foi ilegalmente introduzido no curro de novilhos previsto para essa tarde.

Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira:

    Estreia a 2 de Abril de 1994 nas Termas de Morfortinho.
    Nos Forcados Amadores pegou 20 toiros, sendo 18 à 1 tentativa e apenas 2 à 2° tentativa.
    O 1º toiro era da Ganadaria Pontes Dias, e foi pegado numa corrida realizada a 23 de Junho de 2000 em Alhandra
    O 20° e último toiro era da Ganadaria do Eng. Jorge de Carvalho e foi pegado na corrida realizada a 16 de Agosto de 2002 em Arruda dos Vinhos.

Conhecedor e praticante do verdadeiro sentido da palavra amizade, alegre e simpático com todos os que contactava, humilde, valente, destemido e de uma firmeza nos momentos difíceis, foi de uma dignidade e de uma vontade sem limite quando, apesar de fatalmente colhido contra a trincheira da Praça de Arruda dos Vinhos, se manteve agarrado ao toiro, consumando mais uma extraordinária pega.

O Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca exaltará certamente hoje a sua memória na corrida de toiros em que participa em Alcochete.

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.