Os Touros Manuel Veiga para a Figueira da Foz

 
 
 
 
 
Os Toiros de Manuel Veiga para a Abertura da Temporada da Figueira da Foz
A empresa Tauroleve apresenta em imagens os toiros da ganadaria de Manuel Veiga que sairão à arena do Coliseu da Figueira da Foz no próximo domingo a partir das 18:00 horas, numa corrida em que irão homenagear as figuras nacionais da tauromaquia Maestros José Júlio, Mário Coelho e Ricardo Chibanga.
Após algumas temporadas de destaque, a ganadaria de Manuel Veiga é uma das ganadarias que permite maiores êxitos aos artistas nas mais diversas arenas portuguesas.
A divisa branca e azul de Manuel Veiga iniciou-se no ano de 1830, quando Rafael José da Cunha inicia também a criação de gado bravo; estreia-se em 1837 na Praça do Campo de Santana em Lisboa; seu era também o primeiro toiro português lidado em Madrid, em 1854; oferta de amigos espanhóis, a cabeça embalsamada desse "Azeitono", ainda hoje se mantem "orgulhosa", na parede frontal da "Casa dos Carros".

Esta ganadaria brava passa depois por vários processos de partilha e quase se extingue; mas, em 1969, os herdeiros Manuel e Carlos Tavares Veiga retomam a tradição e fundam nova Ganadaria, com um lote de vacas de Rafael Calado e sementais Dr. Silva, é aumentada, dois anos depois, com vacas Cabral Ascensão.

Posteriormente foram introduzidos sementais de Nuñez (Rincon). Cabral Ascensão, Vasconcellos d'Andrade (Alves do Rio - Coimbra) e Oliveiras Irmãos, enquanto um lote de vacas desta última divisa, foi também incorporado na ganadaria. Nos últimos anos foi agregado um semental de Torrestrella.

A Ganadaria Manuel Veiga,mantém-se na actualidade, pastando na charneca, na sua Herdade de Talasnas, a pouco mais de 30 Km da Quinta da Broa, e ganhou recentemente os dois prémios em disputa no concurso de ganadarias da Segunda Grande Corrida de Toiros O MIRANTE que se realizou em 20 de Maio de 2007 na Chamusca. A ganadaria recebeu os troféus Bravura e Apresentação numa corrida que teve praça praticamente cheia.

De relembrar que o cartel é composto pelos cavaleiros Luis Rouxinol – pai e filho – na lide de toiros de Prudêncio, pelos forcados amadores de Montemor, e pelos espadas António João Ferreira e Manuel Dias Gomes, na lide de toiros de Manuel Veiga.
 
 




 
 

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.