Crónica: Patrícia Sardinha - NATURALES
Fotos: Florindo Piteira
A
Corrida de Toiros realizada no passado sábado, 15 de Junho, em
Reguengos de Monsaraz tinha vários apelativos, sendo o mais importante, o
facto de ser Concurso de Ganadarias.
No
entanto, e apesar da tão ‘batida’ máxima de que os toiros são comos os
melões, para se pôr à prova a bravura e a apresentação, é preciso então
que essas mesmas condições sejam levadas à arena. Isto de se fazerem
concursos de bravura com mansos, não tem lá muita lógica…
A praça esteve composta, principalmente o sector da sombra, é que isto no Alentejo quando aquece não é a brincar… Na arena é que faltou algum calor, daquele que serve para aquecer o coração de um aficionado que coitadinho, vai vivendo a conta-gotas com uma lide aqui, um toiro bravo acolá…
Nas pegas, também a tarde foi pouco impactante.
Pelos Amadores de São Manços pegaram Pedro dos Santos à segunda, depois de ter reunido mal à primeira; e Manuel Vieira à terceira foi mais à cara do toiro e fechou-se bem. Pelos Amadores do Redondo, pegou Rui Grilo à segunda, com uma reunião que não foi perfeita, mas teve valor e força para se aguentar na viagem com o grupo a consumar, depois de no primeiro intento o toiro ter desviado a rota e não ter reunido com sucesso; e Carlos Silva com uma pega rija e à primeira. Pelos Amadores de Monsaraz, foram à cara dos toiros, Ricardo Cardoso que na primeira tentativa o toiro o levantou no ar e o espetou no chão, tendo ao segundo intento consumado com decisão; e David Silva à primeira numa pega impactante mas que pecou por no final o toiro os ter ‘sacudido’ a todos e aproveitando-se disso, recolheram às tábuas, incluindo o rabejador.
Decidiram os senhores jurados (os ganaderos) atribuir o troféu Apresentação ao toiro da ganadaria Santa Maria e o Bravura ao toiro do Eng. Luís Rocha. Se em relação ao de apresentação não me faz confusão, já ao bravura fico na dúvida, não que outros bravos houvessem em praça, mas ainda que acredite que o toiro de Luís Rocha fosse bravo, vi-o sempre condicionado toda a lide… mas parece que mesmo coxo, a bravura prevalece!
Também as pegas estavam em concurso, com prémio para a melhor, sendo o júri constituído pelos antigos forcados Eng. Luís Rocha, João Grave e Francisco Borges, e que decidiram atribuir o prémio à última pega, de David Silva, dos Amadores de Monsaraz. Prémio que tanto dentro como fora de praça, deu que falar…
Dirigiu a corrida o sr. Agostinho Borges, assessorado pelo veterinário Matias Guilherme. De salientar ainda, que nas cortesias foi estreado o pasodoble ‘Forcados de Monsaraz’, pela Sociedade Filarmónica de Reguengos.
Resumindo, e estando em Reguengos a ser comemorada a Festa de St. António, também os prémios desta Corrida rondaram os ‘santos da casa’! Milagre?!
0 comments:
Enviar um comentário
ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS