Joel Zambujeira – A despedida de um Forcado de Eleição

Já na próxima sexta-feira, 5 de agosto, a praça de toiros de Beja viverá certamente uma noite de emoções fortes, com a despedida de Joel Zambujeira de cabo dos Amadores de Cascais, passando o testemunho ao forcado Paulo Loução.

Joel Luís Rosa Zambujeira nasceu na cidade de Beja a 6 de janeiro de 1987. O gosto pelos toiros, começou desde o berço, ao acompanhar ao colo da mãe, às corridas em que o seu pai, José Luís Zambujeira, atuava, ao serviço do grupo de Cascais. Assim, a pouco e pouco foi nascendo o sonho de querer ser forcado. Algum tempo depois, o sonho tornou-se realidade. A 7 de Agosto de 1999, com apenas 12 anos, e ainda com Francisco Cano a cabo, pega o seu primeiro toiro na praça de toiros de Lagos, envergando a jaqueta das ramagens do Grupo de Forcados Amadores de Cascais.

Este seria o primeiro, de mais de uma centena de toiros pegados ao longo de 17 anos de carreira e com algumas lesões bastante graves pelo caminho, mas nada que o fizesse desistir da sua paixão em pegar toiros.

A 12 de Maio de 2012, na praça de toiros de Garvão, assume o desafio, e a responsabilidade, de comandar o seu grupo de sempre. Como cabo, ao longo de cinco anos, leva o grupo de Cascais a pegar nas principais praças do país, incluído a presença numa corrida na Ilha Terceira, e atuam ainda em praças de Espanha e França.

Com uma média de duas dezenas de atuações por temporada, mantêm o Grupo de Cascais sempre nos lugares cimeiros do “Escalafón” de Forcados, tendo em 2015 conquistado o primeiro lugar desse ranking.

Homem humilde, forcado valoroso, com uma técnica invejável, vê o seu valor reconhecido por forcados de outros grupos. Com diversos troféus conquistados, guarda na sua memória a sua primeira pega numa corrida TV Norte na Póvoa do Varzim, quando tinha apenas 16 anos.


Esta sexta-feira, 5 de agosto, Joel Zambujeira despede-se das arenas na praça da sua terra, praça onde brincou em pequeno, e onde mais tarde viria a fazer algumas das pegas mais importantes da sua carreira e que esta seja mais uma noite inesquecível para os homens das ramagens.












0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.