"Vila Franca Allez" - GARRAIADA DO COLETE ENCARNADO - REPORTAGEM

Crónica: Vitor Besugo
Fotos: Pedro Batalha
Quando o relógio da Palha Blanco em Vila Franca de Xira assinala as duas horas da madrugada de sábado para domingo, os elementos da banda do Ateneu Artístico Vilafranquense começam a tocar para se dar inicio às cortesias da carismática garraiada do Colete Encarnado.

Bancadas cheias, público ruidoso e em festa, com muito álcool à mistura, dançam e cantam ao som da música. No pátio do quadrilhas os mais novos dos Amadores de Vila Franca, alguns a envergar pela primeira vez a Jaqueta das Ramagens, tem a garganta seca, e um aperto no estômago, causado pela ansiedade de dentro de momentos irem representar um Grupo que já teve nas suas fileiras grandes nomes da forcadagem, como o Caló, o Faria, os "Dottis", "Palhas", o "Sevilha" e o "Bacalhau", o Calado e o Manucho, o “Platanito”, o "Petróleo" e o Patusco... Entre tantos e tantos outros... Mas as tradições não morrem, e pelas mãos do mestre Pedro Dotti, mais uma fornada de Forcados Vilafranquenses começa a dar frutos.

Apesar das "ondas", very light, e danças nas bancadas, quando toca para a pega o silêncio apodera-se da praça, notasse o respeito pelo Grupo da terra, e então após a pega consumada entoam-se cânticos de "Vila Franca Allez" e a festa continua.

Para pegar os quatro novilhos de José Pereira Palha foram eleitos os seguintes “Homens”:
Diogo Conde, André Câncio e Diogo Grilo, com Bernardo Lopes, com três pegas ao primeiro intento e uma à segunda tentativa, com as ajudas a mostrarem coesão e eficácia.

E como esta garraiada serve de rampa de lançamento para o grupo principal foi com orgulho que vi na tarde seguinte, na corrida mista, alguns destes jovens já fardados, onde notei os olhos de felicidade do Diogo Conde, que com apenas 15 anos, já se via rodeado dos seus ídolos… 

























0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.