FORCADOS DE S. MANÇOS - 50 ANOS A PEGAR TOIROS


É no ano de 1965 que um grupo de jovens, todos eles naturais de S. Manços, que fundam o grupo hoje existente, para que tal fosse possível nunca é demais lembrar dois grandes senhores desta terra e que tudo fizeram para que tal fosse possível, são eles José Jacinto Branco e Ilídio Tabuleiros. O primeiro proprietário da praça, bairrista e aficionado, na organização dos cartéis punha o prestígio da terra e a afición, á frente da ideia de lucro. Andou sempre de cara bem levantada, como disse o conceituado taurino José Tello Barradas, num bonito e sentido artigo que escreveu quando da sua morte. O segundo não sendo empresário foi sem dúvida alguma, essencial para que o grupo nesses tempos conseguisse superar as dificuldades existentes que de princípio foram muitas.
É primeiro cabo deste grupo Francisco Caldeira Pereira decorria o ano de 1965, quem não se lembra do primeiro espetáculo em 24 Agosto de 1965 realizado na antiga praça de toiros de S. Manços, praça esta desmontável que estava situada onde hoje é o campo de futebol, com toiros da ganadaria de S. Estevão.
Em 1971 Joaquim Azeda assume o cargo de cabo deste grupo e com este foram percorridos os mais altos santuários da tauromaquia nacional e também em Espanha e França. É sob o seu comando que este grupo começa a atingir notoriedade no panorama taurino tendo pegado nas mais importantes praças do país entre as quais: Campo Pequeno, Évora, Povoa do Varzim, Nazaré, Moita do Ribatejo, Montijo, Portalegre, Beja, Reguengos de Monsaraz, Montemor-o-novo, entre muitas outras.
Em 1988 dia 24 de Abril no festival de homenagem a José Jacinto Branco na praça de toiros de S. Manços, Joaquim Azeda passa o testemunho a Joaquim Carvalho que assume a chefia do grupo numa fase menos boa, é por isso de realçar o excelente trabalho de renovação que Joaquim Carvalho desempenhou nos primeiros anos de cabo começando a colher frutos do seu trabalho a meados da década de noventa, surgindo novos valores que muito se têm destacado não só dentro do próprio grupo mas também a nível de toda a forcadagem nacional.
Daí que nas últimas 6 temporadas o Grupo de Forcados Amadores de S. Manços apareça nos lugares de top no escalafon nacional com actuações dignas de registo e que muito têm contribuído para elevar o nome da terra por todo o nosso país, de destacar a corrida TV norte na noite de 8 de Agosto televisionada pela RTP na Figueira da foz e os regressos ás praças de toiros do Campo Pequeno, Montijo, Coruche, Estremoz, Nazaré, Arruda dos Vinhos entre outras.
10 de Setembro de 2000 na praça de toiros de Vila Viçosa Joaquim Carvalho despede-se passando o testemunho a Rui Piteira sendo este o quarto cabo do historial do Grupo de Forcados Amadores de S. Manços. 
Rui Piteira dando seguimento ao trabalho de Joaquim Carvalho manteve o grupo sempre em excelente nível, nas suas 9 temporadas como cabo o Grupo mostrou sempre qualidade, coesão e postura dentro e fora de praça. Com Rui Piteira o Grupo de Forcados Amadores De S.Manços alcança importantes êxitos em Praças importantes como Campo Pequeno, Moita do Ribatejo, Reguengos de Monsaraz, Beja ,Vila Viçosa, Nazaré e também em praças de França.
Dia 29 de Agosto de 2009 na praça de toiros de S.Manços Rui Piteira em uma noite de Festa e de grande prestação do seu grupo com toiros de Fernandes de Castro passa o testemunho a Joaquim Branco, filho da terra e neto de José Jacinto Branco.

O Ano de 2015, é o ano de comemoração dos 50 Anos e o ponto alto vai ser este sábado dia 30 de Maio em S. Manços com uma Grande Corrida de Toiros com um imponente Curro de Charruas, onde Antigos e Atuais se vão fardar.

A Junta de Freguesia de S. Manços vai enaltecer e eternizar o Forcado de S.Manços, com uma estátua a entrada da vila, a inauguração é também sábado pelas 15h30.

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.