O ADEUS DE FRANCISCO MIRA

Cortesia João Cortesão - Sortes de Gaiola
GENTE DIFERENTE


Francisco Mira



Despediu-se das arenas Francisco Mira, que foi enquanto por cá andou um Senhor que emocionou aqueles que amam a arte de pegar toiros, e que guarda vários troféus de melhores pegas.



O Francisco começou no grupo de Montemor onde em três épocas pegou 5 toiros passando depois para o grupo de Lisboa onde durante dez épocas pegou mais de 60 toiros.
Este palmarés fala por si e dispensa comentários.



Mas foi como aficionadso e na cultura da amizade que ainda mais se distinguiu. Nos treinos, teve até se despedir o entusiamo de quem começava, frequentava as praças de toiros nas corridas em que não pegava com assiduidade, tinha por todos os forcados estima, e como amigo reunia o conseso como tive a oportunidade de confirmar numa festa a que fui convidado por ele para ir a sua casa, e onde encontrei vários forcados de vários Grupos, sem nunca esbater a paixão pelo GFAL seu grupo de coração, e a quem brindou o seu último toiro..


Foi fundador e o 1º Presidente e durante muito tempo da Tertúlia da Amizade, que é tão só a representação viva do espirito do forcado amador, das paixões exacerbadas pelos grupos a que cada um pertence mas com control, em que o fio condutor da amizade se une ás recordações do passado dos convidados.
O Francisco como pessoa inspira respeito e confiança, e com o humor próprio de quem está de bem com a vida e com o mundo, transporta sempre a boa disposição que o caracteriza.
Sempre tive uma amizade muito especial com o Francisco Mira (por isso fiz questão de ser fotografado com ele antes da despedida),  mas sei que ao escrever estas linhas não sou traído pela amizade, penso mesmo que tudo o que escrevo fica além do merecido, para quem deixou história.



Eu sei que é moda de alguns grupos, não se despir a jaqueta na despedida, moda com a qual não concordo por pensar que a "FESTA" que tanto vive de misticismo, só ganharia com o sentimento dessa cerimónia, e foi pena que não fizesse, porque no MIRA enciaxava em pleno esta quadra da Sr. Dª. Mimela Cid:

E no gesto em que abraça
Comovido a Multidão
Despe a jaqueta na praça
Mas guarda-a no coração...



 Sorte Francisco e obrigado pelos momentos que me deste como forcado. Um grande abraço do amigo e admirador...

João Cortesão

Tudo tem um principio e um fim...

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.