Nuno Carvalho entrevistado pelo Correio da Manhã

Os meios de comunicação social nacionais estão a dar destaque ao Nuno Carvalho, e ao festival que se anuncia para o próximo dia 17 de Fevereiro, no Campo Pequeno, em sua homenagem. Amanhã, dia 6, Nuno Carvalho tem agendada a participação no programa "Boa Tarde" na SIC, e hoje podemos ler uma entrevista sua ao Correio da Manhã que passamos a transcrever:

Nuno Carvalho, forcado do Aposento da Moita que ficou paraplégico no ano passado, apresentou ontem a corrida em sua homenagem, que terá lugar no Campo Pequeno no dia 17, às 16h00. Está confirmada a presença dos cavaleiros Pires da Costa, José Luís Cochicho, João Salgueiro, Joaquim Bastinhas, João Ribeiro Telles Jr. e Rui Fernandes.

Correio da Manhã – Regressou pela primeira vez, desde o acidente, ao Campo Pequeno. Como foi voltar a esta praça?
Nuno Carvalho – Sinto uma certa nostalgia. Foi aqui que aconteceu o  acidente, mas também foi aqui que vivi grandes momentos como forcado. Grandes alegrias… Por isso, voltar é um misto de emoções.

– Estava à espera desta união no meio da tauromaquia?
– Ao princípio, quando ainda estava hospitalizado, não tinha a noção do que se estava a formar, mas conhecendo bem a família da tauromaquia sabia que ia ter uma resposta positiva.

– Como será a corrida do dia 17?
– Vai ser uma tarde bastante emocionante, para mostrar que a família está unida. O cartel está montado e creio que vai ser um dia em pleno, com êxito redondo!

– Criou uma associação com o seu nome. O que já está em marcha?
– Está numa fase bastante inicial. Há projetos nos quais estamos a trabalhar e o objetivo é ajudar mais pessoas, que sofreram lesões como a minha, mas têm falta de apoio.

– O que já conseguiu alcançar?–Tem havido recolhas de tampas e algum apoio financeiro, que aproveitei ao máximo. Mas nestes casos todo o apoio é pouco, porque as coisas necessárias são bastante caras. Falo de todo o tipo de material que serve de acessório, como a cadeira de rodas elétrica ou a manual.

– Em que fase se encontra a nível de tratamentos médicos?

– Estou no fim do internamento. Três meses é o tempo previsto pelo Centro de Medicina e Reabilitação Física de Alcoitão para casos de lesões vertebro-medulares. Noto alguma evolução, mas são coisas que demoram bastante tempo. É uma lesão muito complicada, que tem grandes implicações até a nível respiratório e de equilíbrio. Já consigo fazer alguns movimentos de antebraços e ombros e, possivelmente, terei um novo internamento de três meses para ver o que é que ainda se pode recuperar. Depois é continuar.

– A família tem estado sempre ao seu lado...
– Sim, tenho um grande apoio por parte da família, dos amigos e da minha namorada. Têm sido todos incansáveis. No meio do azar, ainda tive sorte por ter estas pessoas fantásticas a apoiarem-me.

PERFIL
NUNO CARVALHO nasceu há 26 anos na Moita e estreou-se na tauromaquia com os Amadores do Aposento em 2005. Ao longo de sete anos afirmou-se como um dos melhores forcados da sua geração. A 30 de agosto de 2012 foi colhido por um touro no Campo Pequeno e sofreu lesões irreversíveis na coluna vertebral. Na semana passada criou uma associação com o seu nome.

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.