Balanço da Temporada - GFA do Aposento da Moita

O FORCADO AMADOR está a publicar um ciclo de pequenas entrevistas de balanço de temporada aos cabos de todos os Grupos de Forcados que actuaram este ano nas arenas portuguesas.
Depois de 34 entrevistas já realizadas e que pode ver no separador "Entrevistas" estamos chagar aos últimos cabos de grupos de forcados, hoje apresentamos o balanço apresentado pelo cabo do Aposento da Moita - Tiago Ribeiro.
A temporada dos Forcados do Aposento da Moita ficou marcada pela grave lesão do forcado Nuno Carvalho, em Agosto no Campo Pequeno.   Pegaram 16 corridas no total, 15 em Portugal e 1 em Espanha. Em Portugal realizaram 73 tentativas para pegar os 47 toiros que enfrentaram, com uma média de 1,55 tentativa/toiro, posicionando-se no 9.º lugar do nosso Escalafon de Corridas (dados FORCADO AMADOR).


O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita foi fundado a 26 de Maio de 1975 e teve como seu cabo fundador José Manuel Pires da Costa. A 3 de julho de 1986, na Praça do Campo Pequeno despediu-se cedendo a chefia do grupo a Manuel Maria Vieira Duque.
A 15 de Setembro de 1990, na Praça Daniel do Nascimento, na Moita, Manuel Duque despediu-se de todos os seus amigos, pegando com a jaqueta com que sempre repartiu a vida sentimental, o seu último toiro. Sucedeu-lhe então João Manuel de Freitas Simões, que de acordo com a tradição, pegou o toiro seguinte.
João Manuel de Freitas Simões, nasceu em Fazendas de Almeirim e foi atraído pelo Aposento da Moita, onde entrou em 1985, vindo do Grupo da Chamusca.
Na tarde de 7 de Outubro de 2000, na Moita do Ribatejo, João Simões pega o seu último toiro, passando a chefia do grupo a Helder Mourão Costa Queiroz que de acordo com as regras da forcadagem, pegou o toiro seguinte.
Helder Mourão Costa Queiroz é natural da Moita, onde cresceu, e onde desde cedo se ligou à festa brava e ao mundo da jaqueta de ramagens, visto que seu tio, Eduardo Costa, foi um dos membros fundadores do grupo.
Helder Queiroz foi cabo dos Juvenis do Aposento da Moita entre 1989 e 1992.
Na tarde de 28 de Maio de 2006, Helder Queiroz exerceu pela ultima vez as funções de cabo do Aposento da Moita. Passou nessa tarde a chefia do grupo a Tiago Ribeiro.
Tiago Ribeiro é membro do grupo à vários anos, sendo conhecido pela forma exemplar como rabeja.



Forcado Amador (F.A.) - Quantos elementos se fardaram em 2012 com a vossa jaqueta? 
Tiago Ribeiro (T.R.) - Esta época fardamos 32 elementos, entre os quais, 5 deles foi a primeira vez.

(F.A.) -  Qual a idade do forcado mais novo, do mais velho e qual a média de idades? 
(T.R.) - O elemento mais novo tem 16 anos e o mais velho 34. A média de idades é de 22 anos.

(F.A.) - Qual o balanço geral da temporada de 2012 para o seu grupo?
(T.R.) - Durante toda a temporada de 2012 realizamos 15 corridas em território nacional e uma em Espanha. O balanço foi positivo, pois apesar da crise e do decréscimo acentuado no número de espectáculos, ingressamos em cartéis de muita importância e nas principais praças do país o que nos dá alento para a próxima temporada. 

(F.A) - Qual o momento que destaca pela positiva em 2012? 
(T.R.) - O mesmo facto que referi anteriormente, pois apesar de termos realizado menos corridas, não deixamos de o fazer com a mesma seriedade nas principais praças do país.
Sem dúvida, que a corrida de Setembro na Moita, em que pegamos em solitário 6 toiros após a trágica colhida do Nuno Carvalho, foi o marco de união e de revelação de força do grupo, quer dos actuais quer dos antigos elementos que se uniram a nós nas bancadas da praça.


(F.M) - E pela negativa? 
(T.R.) -  A colhida que resultou na lesão grave do Nuno, por motivos óbvios, que afectaram não só o grupo como todos os aficionados em geral.

(F.A) - Infelizmente os forcados têm que saber conviver com as lesões provocadas por colhidas. Quais as lesões mais graves que ocorreram no seu grupo? E como estão a recuperar os forcados em causa? 
(T.R.) - À parte do Nuno Carvalho, que a sua recuperação ainda se encontra num estado reservado além do já conhecido, existem ainda outras de pequena gravidade que recuperarão certamente durante o defeso e iniciarão a temporada na melhor forma.

(F.A) - Uma mensagem para todo os que nos lêem... 
(T.R.) - Antes de mais, gostaria de congratular o blog “Forcado Amador” pela iniciativa de enaltecer exclusivamente a figura do forcado amador. Queria também deixar o meu apelo em que apesar dos tempos de austeridade que se avizinham, não deixem de ir aos toiros e dar ambiente às nossas praças, pois só assim podemos dar mais força a toda a afición nacional. Um santo Natal a todos e um óptimo Ano Novo.
Grupo de Forcados Aposento da Moita



1 comments:

Anónimo at: 6 de dezembro de 2012 às 21:44 disse...

Aposento da MOITA vocês são GRANDES!

Força Nuno! Eu acredito!


Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.