O FORCADO AMADOR está a publicar um ciclo de pequenas entrevistas de balanço de temporada aos cabos de todos os Grupos de Forcados que actuaram este ano nas arenas portuguesas.
Depois de cerca de 30 entrevistas já realizadas e que pode ver no separador "Entrevistas" estamos chagar aos últimos cabos de grupos de forcados, hoje apresentamos o balanço apresentado pelo cabo do GFA do Aposento do Alandroal - João Passos.
Depois de cerca de 30 entrevistas já realizadas e que pode ver no separador "Entrevistas" estamos chagar aos últimos cabos de grupos de forcados, hoje apresentamos o balanço apresentado pelo cabo do GFA do Aposento do Alandroal - João Passos.
Os
Forcados do Aposento do Alandroal actuaram por 3 ocasiões em 2012, realizando 14 tentativas para pegar os 7 toiros que enfrentaram, com uma média de 2,00 tentativa/toiro, posicionando-se no 39.º lugar do nosso Escalafon
de Corridas (dados FORCADO AMADOR).
Na aficionada Vila do Alandroal, corria o ano de 2003 quando nasceu o Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Alandroal. Como cabo fundador, esteve José Pedro Barreto.
O Grupo de Forcados do Aposento do Alandroal fez a sua estreia na Praça de Toiros de Veiros (Estremoz), no dia 04 de Abril de 2004. O curro foi composto por um concurso de ganadarias das quais faziam parte, D. Luís Passanha, Souza D'Andrade, Francisco Luís Caldeira, Lopo de Carvalho, Herdade de Pégoras e Falé Filipe. As pegas estiveram a cargo de três grupos de forcados, Amadores de Elvas, Amadores de Redondo e Aposento do Alandroal.
Em Fevereiro de 2006 integra a Associação Nacional de Grupos de Forcados.
Na tarde de dia 6 de Setembro de 2009 por ocasião das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, foi feita a passagem de testemunho do cabo José Pedro Barreto ao actual cabo, João Passos.
Forcado Amador (F.A.) - Quantos elementos se fardaram em 2012 com a vossa jaqueta?
João Passos (J.P.) - 22.
(F.A.) - Qual a idade do forcado mais novo, do mais velho e qual a média de idades?
(F.A.) - Qual a idade do forcado mais novo, do mais velho e qual a média de idades?
(J.P.)
- O mais novo 14, o mais velho 48 e a média de idades é de aproximadamente 25 anos.
(F.A.) - Qual o balanço geral da temporada de 2012 para o seu grupo?
(J.P.)
- O número de corridas ficou aquém das nossas expectativas (3 corridas), por diversos motivos alheios ao grupo. Quanto ao balanço da temporada destaco pela positiva a união e entre ajuda demonstrada pelos elementos do grupo mas a precisarmos de mais rodagem e isso só se consegue com oportunidades que nos têm sido negadas.
(F.A) - Qual o momento que destaca pela positiva em 2012?
(J.P.)
- O levantar de cabeça com adversidades com que nos temos deparado.
(F.M) - E pela negativa?
(J.P.)
- principal nota negativa será a prestação menos positiva na corrida que ocorreu no Alandroal, e o cancelamento de algumas corridas que já tinha-mos agendadas, o que desmoralizou um pouco as nossas expectativas.
(F.A) - Infelizmente
os forcados têm que saber conviver com as lesões provocadas por
colhidas. Quais as lesões mais graves que ocorreram no seu grupo? E como
estão a recuperar os forcados em causa?
(J.P.)
- Felizmente não ocorreram lesões de maior gravidade, apesar de no momento se prever o pior. As lesões foram recuperadas com o passar dos dias e graças a Deus não foi necessário qualquer apoio adicional por parte do Grupo.
(F.A) - Uma mensagem para todo os que nos lêem...
(F.A) - Uma mensagem para todo os que nos lêem...
(J.P.)
- UM POR TODOS E TODOS POR UM… Que se deixassem de jogos de interesse e lutassem em prol do nosso gosto da nossa tradição e principalmente pela arte de pegar toiros. Isso sim é importante para todos os que são ou pretendam ser forcados. Num momento de dificuldade que a festa atravessa, esta está-se a corroer por dentro, em grande parte devido a certas intervenções por parte da crítica. De louvar ainda o trabalho realizado pela equipa que compõe o site do Forcado Amador, pelo bom trabalho desenvolvido em prol dos forcados e da divulgação das actividades destes.
Grupo de Forcados do Aposento do Alandroal |
0 comments:
Enviar um comentário
ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS