FORCADO AMADOR ENTREVISTA CARLOS PEGADO

CARLOS PEGADO: "já existem conversações nesse sentido e que o monumento (ao forcado, no Campo Pequeno) poderá mesmo ser uma realidade.
Nos próximos dias 16 e 17 de Março, as empresas Campo Pequeno, Terra Brava e Tauromania, vão realizar na Praça de Toiros do Campo Pequeno a “V FESTA DO FORCADO, a Verdadeira Festa do Forcado!” 
Com as quatro primeiras edições realizadas na Arena d’Évora, numa parceria entre a Terra Brava e a Tauromania, este ano o Campo Pequeno associa-se a este grande evento de promoção ao FORCADO.
Carlos Pegado um dos mentores desta iniciativa falou com Vitor Besugo.

Vitor Besugo: Como é que surgiu a ideia de este ano realizar a Festa do Forcado no Campo Pequeno? Existiram outras alternativas a Lisboa?

Carlos Pegado: Já no ano passado equacionámos a hipótese de não realizar a Festa do Forcado em Évora, por sentirmos uma enorme falta de apoios institucionais e também porque outras câmaras municipais se mostraram interessadas em apoiar este importante evento, puxando-o assim para as suas localidades.
Depois da empresa Terra Brava, uma das criadoras deste evento, ter sido afastada da gestão da Praça de Évora sentimos e decidimos desde logo que a Festa do Forcado teria lugar noutra praça de Portugal. Até porque um dos nossos objectivos é que no futuro esta Festa, com este conceito e estas características, possa ser itinerante.
Houve de facto outras praças que estiveram dadas como hipótese para a realização da “V Festa do Forcado”, mas ao abordarmos a empresa do Campo Pequeno nesse sentido deparámos com uma total abertura e um grande interesse em que este evento se realizasse na 1ª Praça do País.
Julgo que o facto de um evento desta natureza, com o objectivo prioritário de promover e valorizar a Figura do Forcado, se realizar na praça mais importante do país é o reconhecimento que faltava para declarar definitivamente o Forcado como elemento Figura da Tauromaquia Portuguesa. E isso é, para todos aqueles que foram, que são ou que querem ser forcados, um gigantesco motivo de orgulho.
Para nós, enquanto criadores e promotores deste importante evento, é também uma enorme honra que, depois de 4 anos de êxito, o nosso trabalho tenha sido reconhecido e valorizado, e como resultado poder produzi-lo no palco mais importante da nossa tauromaquia.

V.B.: Acha que a realização da Festa do Forcado no Campo Pequeno dignifica mais a Figura do Forcado, visto ser a principal praça do país?

Carlos Pegado: Sem dúvida nenhuma que sim. E tal como já afirmei, mais do dignificá-la, consagra-a como um pilar da nossa Festa.

V.B.: Para o dia 16, anuncia-se uma novidade que é um grupo de forcados de “Famosos”. Quer desvendar alguns nomes que aceitaram esse desafio?

Carlos Pegado: Tivemos a ideia de convidar algumas figuras públicas para que se vistam de forcados por um dia e dessa forma prestem a sua homenagem e declarem publicamente a sua admiração por esta figura ímpar da tauromaquia.
Assim, se Deus quiser, poderemos ver no Campo Pequeno figuras conhecidas da nossa sociedade, tais como os actores Nicolau Breyner, Tó Zé Martinho, Luís Esparteiro, Ricardo Carriço, Carlos Cunha, César Mourão, Pedro Granger; os músicos Mico e Gonçalo da Câmara Pereira, Nelson (Anjos), Toy, António Zambujo, Carlos Alberto Moniz, José da Câmara; o deputado João Almeida; os jornalistas José Manuel Santos, Nuno Luz; os futebolistas Ricardo e Carlos Xavier e muitos outros que ainda aguardamos confirmação.

V.B.: No sábado será o ponto alto da V Festa do Forcado com mais uma edição do Torneio de Pegas de Cernelha. Quantos grupos já estão inscritos para este concurso?

Carlos Pegado: Estarão em praça 38 Grupos de Forcados Amadores, ou seja a totalidade dos Grupos associados na ANGF.

V.B.: O grupo a que pertencer a dupla vencedora ganha o direito a participar numa corrida do abono do Campo Pequeno, tal como acontecia em Évora. Já está prevista qual é a corrida que está destinada ao grupo vencedor?

Carlos Pegado: A parelha de cernelheiros que vencer a 5ª edição da Festa do Forcado terá como prémio o V Troféu António José da Veiga Teixeira e o Grupo será convidado a pegar a 2ª Corrida do Abono que terá lugar no dia 3 de Maio,

V.B.: Este ano a Câmara Municipal de Lisboa associa-se à Festa do Forcado. É um reconhecimento da edilidade lisboeta para com os Forcados?

Carlos Pegado: Este ano conseguimos o importante apoio institucional da Câmara de Lisboa.
Assim ao associar-se a este evento como parceiro institucional significa, para nós como organizadores, mais um reconhecimento de que a Figura do FORCADO AMADOR é, sem dúvida, um estandarte nacional da nossa tauromaquia.

V.B.: Existe uma ambição antiga de colocar um monumento ao forcado junto à praça de toiros do Campo Pequeno! Julga que será importante uma adesão em massa de todos os apaixonados por esta arte nos dias 16 e 17 de Março, em Lisboa, para que a Câmara de Lisboa, a Empresa do Campo Pequeno e outras entidades possam abrir as portas a esse objectivo, que julgo importante para a enaltecer o FORCADO?

Carlos Pegado: Evidentemente que sim. Estamos a preparar uma festa que seja um marco nas vidas de todos aqueles que nela tenham o privilégio de participar e de todos o que a ela irão assistir.
O Forcado será concerteza a figura mais consensual e transversal da nossa festa e o povo português tem orgulho naquilo que esta figura representa e sente a maior admiração por todos os valores que são personificados na figura do Forcado Amador.
O Forcado é uma bandeira da nossa nacionalidade.
Quanto à questão do Monumento ao Forcado essa será uma matéria que diz respeito à ANGF, mas posso adiantar que já existem conversações nesse sentido e que o monumento poderá mesmo ser uma realidade.
Seria um acto da maior justiça.




1 comments:

Anónimo at: 3 de março de 2012 às 23:03 disse...

Concordo na totalidade com a entrevista, só acho que este ano com o apoio da CML, os bilhetes estão o dobro do preço.

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.