CARTAZ DE MONFORTE JÁ É CONHECIDO

Já tem cartaz o Festival Taurino que se realiza em Monforte no Domingo de Páscoa, dia 27 de Março, e que conta com a participação dos cavaleiros Luís Rouxinol, António Brito Paes, Marcos Tenório, Duarte Pinto, João Maria Branco e Jacobo Botero. 
Pegam os Forcados Amadores de Portalegre, Monforte e Arronches e serão lidadas reses de várias ganadarias.

Não quero deixar de comentar a concepção gráfica do cartaz, e dou os parabéns à organização pelo Cartaz. Está diferente, mais moderno, bem "equilibrado" nas imagens e na tipografia. Têm leitura que é o que se pretende na comunicação de uma mensagem visual. Na vizinha Espanha há muito que começaram a inovar nos cartazes... Carlos Pegado, por cá, foi dos pioneiros, o Campo Pequeno nas duas ultimas temporadas já melhorou a imagem dos seus cartazes, mas a maioria dos empresários mantém o cartaz igual ao que se fazia há 40 anos...
Alguém chamou ao cartaz «um grito na parede». Porque quando o cartaz era o principal meio publicitário ou propagandístico, e as paredes das ruas o seu espaço natural, ele devia ter a força de um grito capaz de atrair a atenção de quem passava. No antigo e variadíssimo universo dos cartazes, destacam-se os que anunciavam a realização de corridas de toiros: os cartéis taurinos. Em Espanha, o primeiro cartel assinalado é de 1737. Publicita uma função taurina em Madrid, apenas com a actuação de cavaleiros. Entre nós, a inexistência de estudos nesta matéria não permite uma datação precisa. Mas sabe-se que em meados do século XVIII os programas das corridas realizadas no Terreiro do Paço eram afixados num mastro colocado no centro da praça. Uma notícia de 18 de Agosto de 1752, publicada na «Gazeta de Lisboa», reza: «A 11 se fixou no Mastro do Terreiro do Paço (índice da festividade dos Touros) um Edital pelo qual se adverte a todos que esta terá princípio na segunda-feira, 28 deste mês.»
Parabéns Monforte!

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.