Balanço da Temporada - GFA do Aposento do Barrete Verde de Alcochete

O FORCADO AMADOR está a publicar um ciclo de pequenas entrevistas de balanço de temporada aos cabos de todos os Grupos de Forcados que actuaram este ano nas arenas portuguesas.
Depois dos cabos dos Grupos de Évora, Caldas da Rainha, Monforte, Monsaraz, Pinhal Novo, Montemor, São Manços, Beja, Lisboa, Moita e Vila Franca e que pode rever no separador "ENTREVISTAS", publicamos agora o balanço da temporada do realizada pelo cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete - João Salvação

O Aposento do Barrete Verde de Alcochete participou em 9 espectáculos, tendo duas dessas corridas honras de transmissão televisiva. Realizaram 38 tentativas para pegar os 20 toiros que enfrentaram, com uma média de 1,90 tentativa/toiro,  posicionando-se no 30.º lugar do nosso Escalafon de Corridas (dados FORCADO AMADOR).

O Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete foi fundado em 9 Agosto 1965, e teve como cabo fundador o sr.José Luís Rei. Seguiram-se como cabos do grupo , António Luís Penetra de 1967 a 1981, Luís Cebola (pai) de 1981 a 1993,Joaquim José Penetra de 1993 a 1995 e Luís Cebola (filho) de 1995 a 2005. O grupo tem como cabo actual João Miguel Pinto Salvação.
O Aposento do Barrete Verde é o único grupo em que todos os 8 elementos saltam para pega com o barrete, sendo também o único grupo em que o calção da farda não e castanho mas sim verde/azeitona,de registar também o facto de ser o primeiro grupo a ser denominado por APOSENTO.
.

Grupo de Forcados do Aposento Barrete Verde de Alcochete
Forcado Amador (F.A.) - Quantos elementos se fardaram em 2012 com a vossa jaqueta?
João Salvação (J.S.) - Fardaram-se 30 elementos.

(F.A.) -  Qual a idade do forcado mais novo, do mais velho e qual a média de idades? 
(J.S.) - O mais velho tem 30 anos e os mais novo 14 anos e a média é de 23 anos.

(F.A.) - Qual o balanço geral da temporada de 2012 para o seu grupo?
(J.S.) - O balanço é muito positivo, a solidificação do grupo, onde realizou, pelo tipo de corridas que pegámos, das 9 corridas, 2 foram televisionadas. Afirmação de jovens valores. Os prémios ganhos e o nível exibicional do grupo. Vinda do grupo de forcados de Quereta a pegar em Alcochete.

(F.A) - Qual o momento que destaca pela positiva em 2012? 
(J.S.) -Todos. Praça onde pegámos, os êxitos, os erros para evoluirmos. Levarmos sempre o nome de Alcochete pelo mundo dos toiros.

(F.A) - E pela negativa? 
(J.S.) - O número reduzidos de corridas. Mas fazemos das que temos momentos únicos para solidificar e fazer evoluir o grupo de forcados.

(F.A) - Infelizmente os forcados têm que saber conviver com as lesões provocadas por colhidas. Quais as lesões mais graves que ocorreram no seu grupo? E como estão a recuperar os forcados em causa? 
(J.S.) - Logo na primeira corrida da época, o Forcado Carlos Neves, caí muito mal com as costas, devido ao derrote que leva do toiro. Temeu-se o pior ao nível das costas, mas felizmente hoje está bem e em plenas condições.

(F.A) - Uma mensagem para todo os que nos lêem...
Acompanhem um blog com muita qualidade e tudo faz pela figura do Forcado Amador



O Ap. do Barrete Verde arrecadou 3 prémios de "Melhor Pega" em 2012

2 comments:

Unknown at: 15 de novembro de 2012 às 00:11 disse...

Caríssimos Sr.s Gostaria apenas de completar , de uma forma construtiva, uma nota na introdução acima sobre o Grupo ABV Alcochete. O Grupo de Aposento do Barrete Verde é o primeiro a utilizar o título de "Aposento" porque de facto pertence a uma agremiação que é muito anterior á fundação do grupo que se chama Aposento do Barrete Verde de Alcochete de 1944.
Como o grupo foi fundado por um director desta casa, Sr. Penetra Rodrigues, foi intitulado no seu início por Grupo de Forcados Amadores de Alcochete do Aposento do Barrete Verde, mas com o surgimento do outro grupo em Alcochete foi normalmente sendo conhecido por Grupo de Forcados do Aposento do Barrete Verde de Alcochete. Portanto a utilização do termo "aposento" é neste caso genuína porque de facto existe um aposento "real e verdadeiro" ,uma instituição qua ainda hoje é o baluarte da tauromaquia em Alcochete. Fica assim a explicação de tantos "aposentos" quando na verdade fisicamente existe apenas o Aposento Barrete Verde. A festa tem destas coisas giras e fica mais rica e mais bela por isso mesmo.
Cumprimentos Miguel Caninhas

Isabel Marques at: 26 de novembro de 2013 às 16:23 disse...

O Aposento físico que na verdade existe foi fundado em 1942 e o sei ideólogo foi António Rodrigues Regatão, assim como as Festas do Aposento do Barrete verde e das Salinas. Estas festas rapidamente obtiveram grande repercussão por todo o País assim como no exterior, até aos dias de hoje. Penso que quer o Aposento, assim como a Câmara estão em falta para com António Rodrigues Regatão, homenageando-o publicamente com o seu nome numa rua da terra do seu coração. Este pedido é feito por parte de sua neta e bisneta Maria Isabel Marques e Joana Isabel Martins Rodrigues

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.