Faleceu Luís Freire Gameiro. Faleceu um enorme forcado

Luís Freire Gameiro foi um dos melhores forcados que pisaram as arenas de Portugal.

Pertenceu ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém durante 8 épocas, desde 1958 a 1965 e pegou dezenas de toiros, destacando-se nas excelentes pegas de caras que executou sempre com galhardia e pundonor.

Luís Freire Gameiro começou por se fardar como forcado nas garraiadas no Grupo da Escola de Regentes Agrícolas de Santarém e mais tarde, nas épocas de 1956 e 1957 no Grupo de Forcados Amadores de Montemor, comandado por Américo Chinita de Mira.

Alguns aficionados mais velhos recordam-se de Luís Freire Gameiro ter pegado dois toiros, na mesma tarde, numa corrida que se realizou na Figueira da Foz no dia 9 de Setembro de 1957. Corrida de 8 toiros, onde o Grupo de Montemor se apresentou em solitário.

Em 30 de Maio de 1965, na Praça Monumental Celestino Graça, Luís Freire Gameiro despediu-se durante a Festa de Homenagem aos 50 anos do Grupo de Forcados Amadores de Santarém e entregou a jaqueta ao cabo Ricardo Rhodes Sérgio.

Despedia-se alguém que era o símbolo do Forcado Amador.

Com Luís Freire Gameiro iniciou-se uma dinastia de forcados, com destaque para os seus filhos Francisco e Luís Manuel que tão bem prestigiaram a jaqueta dos Amadores de Santarém.

Luís Freire Gameiro faleceu hoje, 17 de Julho de 2015, no Hospital de Santarém, com 79 anos de idade. O seu funeral realiza-se amanhã para o cemitério de Alpiarça.

Paz à sua alma.

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.