Luís Freire Gameiro foi um dos melhores forcados que pisaram as arenas de Portugal.
Pertenceu ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém durante 8 épocas, desde 1958 a 1965 e pegou dezenas de toiros, destacando-se nas excelentes pegas de caras que executou sempre com galhardia e pundonor.
Luís Freire Gameiro começou por se fardar como forcado nas garraiadas no Grupo da Escola de Regentes Agrícolas de Santarém e mais tarde, nas épocas de 1956 e 1957 no Grupo de Forcados Amadores de Montemor, comandado por Américo Chinita de Mira.
Alguns aficionados mais velhos recordam-se de Luís Freire Gameiro ter pegado dois toiros, na mesma tarde, numa corrida que se realizou na Figueira da Foz no dia 9 de Setembro de 1957. Corrida de 8 toiros, onde o Grupo de Montemor se apresentou em solitário.
Em 30 de Maio de 1965, na Praça Monumental Celestino Graça, Luís Freire Gameiro despediu-se durante a Festa de Homenagem aos 50 anos do Grupo de Forcados Amadores de Santarém e entregou a jaqueta ao cabo Ricardo Rhodes Sérgio.
Despedia-se alguém que era o símbolo do Forcado Amador.
Com Luís Freire Gameiro iniciou-se uma dinastia de forcados, com destaque para os seus filhos Francisco e Luís Manuel que tão bem prestigiaram a jaqueta dos Amadores de Santarém.
Luís Freire Gameiro faleceu hoje, 17 de Julho de 2015, no Hospital de Santarém, com 79 anos de idade. O seu funeral realiza-se amanhã para o cemitério de Alpiarça.
Paz à sua alma.
0 comments:
Enviar um comentário
ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS