As Mentiras de Nuno Markl e Ricardo Araújo Pereira
Nuno Markl e Ricardo Araújo Pereira surgiram num vídeo de numa campanha
da ANIMAL fazendo afirmações demagógicas que promovem falsidades e
preconceitos contra a cultura taurina e os milhões de aficionados
portugueses.
A primeira mentira tem que ver com o facto de que os “supostos” apoios
milionários à tauromaquia não passarem de uma completa invenção. O
próprio Ministério da Agricultura respondeu ao BE, no parlamento
português, afirmando categoricamente que “Não existe qualquer apoio que
seja atribuído aos touros de lide”, tal como o IAFP, organismo
responsável pela atribuição de apoios à agricultura e pescas, invocado
pelos antitaurinos como fonte dos “supostos apoios” à tauromaquia,
confirmou não existir qualquer programa de apoio à tauromaquia. Nem
poderia existir, uma vez que o Ministério da Agricultura não tutela o
setor da tauromaquia.
A Tauromaquia movimenta milhões de portugueses anualmente e é tutelada
pela Secretaria da Cultura e, ao contrário do teatro, da música ou do
cinema, não recebe um cêntimo do estado central. É a actividade cultural
que mais retorno dá às autarquias e a única que se auto-sustenta. Além
disso, esta é uma actividade cultural que cria riqueza, emprego e lucro
para o estado, através dos impostos diretos e indiretos que gera.
Segunda mentira põe em causa a presença e assistência de menores em
touradas: na verdade, toda a presença de menores na prática do toureio é
feita dentro dos preceitos da lei. Além do mais, as touradas são parte
integrante do património da cultura portuguesa, sendo assim consideradas
também pelo Estado português. Logo, cabe ao estado a obrigação
constitucional de promover o acesso de todos os cidadãos à cultura, tal
como não pode deixar de suceder com as corridas de toiros. Razão pela
qual os menores têm todo o direito de aceder à cultura taurina, cabendo
ao pais a decisão de que espectáculos culturais frequentam os seus
filhos.
O vídeo desta campanha foi filmado nos estúdios da Rádio Comercial,
surgindo o logotipo desta marca no vídeo desta campanha, pelo que esta
Federação vai pedir esclarecimentos à Media Capital, empresa detentora
desta rádio, sobre o envolvimento desta marca nesta campanha
lamentável. Pedimos aos aficionados que entrem no Facebook da Rádio Comercial em www.facebook.com/ RadioComercial e deixem o seu protesto, respeitoso, sobre a presença irresponsável desta marca na campanha.
Lamenta-se que duas figuras públicas venham de uma forma tão leviana,
demagógica e irresponsável, promover preconceitos taurofóbicos sobre os
milhões de portugueses que vivem e amam livremente a sua cultura.
PROTOIRO
Federação Portuguesa de Tauromaquia
Federação Portuguesa de Tauromaquia
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