Reportagem em Setúbal

Reportagem: Nuno Goes
Noite de calor na Carlos Relvas, em Setúbal, com meia casa para assistir a uma corrida que tinha como atractivos os cavaleiros Luís Rouxinol, Sónia Matias e Filipe Gonçalves, frente a um curro de herdeiros do Dr. António Silva. Para as pegas estiveram na arena os Amadores do Ribatejo e do Montijo.
Num espectáculo que revertia a favor dos Bombeiros Voluntários de Setúbal, foi guardado um minuto de silêncio em memória do Sr. Isidoro Oliveira, representante da ganadaria Cunhal Patrício.

A forcadagem não teve noite fácil. Os toiros, da linha antiga da ganadaria, sobejamente conhecida, pediram contas e tanto forcados de cara como o resto do grupo tinham que estar em sítio e a mandar, o que nem sempre aconteceu.

Pelo Ribatejo saltou a arena o Cabo João Machacaz que pegou à segunda. Na primeira tentativa viu o toiro sair para comer e agarrou-se com tudo faltando grupo para ajudar tendo sido despejado lá atrás. à segunda, esteve igualmente bem com o grupo melhor a ajudar.
Ao terceiro foi João Guerreiro que teve pela frente um toiro bruto e cheio de pata. Viajou com a cara alta e foi dada como concretizada à quinta tentativa, a sesgo. Já com o toiro parado e o grupo fechado derrotou e despejou tudo e todos não tendo sido rabejado e colhendo forcados na saída. A ser exigente não se pode considerar a pega concretizada.
A última actuação do grupo teve como forcado da cara Igor Varela, a consumar com uma primeira tentativa rija em que esteve correto no cite e a fechar-se com vontade.

Os Amadores do Montijo também provaram as agruras dos Silvas com Hélio Rocha à segunda tentativa numa grande pega (na primeira o toiro vinha a medir e sai ao lado). No segundo toiro que lhes coube o cabo chamou o veterano Isidoro Cirne à quinta tentativa e a sesgo. Esteve valente e corajoso mas faltou-lhe a frescura de outros tempos. Não se sacava na cara de um toiro que era bruto e batia, tendo aguentado derrotes altos de um "comboio" que vinha bruto e entrava para comer.
Por último foi chamado Ricardo Almeida que, perante um toiro que sai com tudo, efectua uma grande pega, fechando-se com técnica de braços e pernas e vontade de lá ficar. Foi a melhor da noite e que fechou o espectáculo em grande.

 
































0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.