Forcados de Beja vencem troféu em Garvão



Reportagem: Vitor Besugo
A Feira de Garvão, no concelho de Ourique, tem vindo a afirmar-se de ano para ano como um polo de concentração para os aficionados do Baixo Alentejo e 2013 não fugiu à regra e a castiça e bem cuidada praça de toiros Dr. António Semedo recebeu assim no passado sábado, 11 de Maio, a sua já tradicional corrida de toiros com a presença dos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Tito Semedo e Marcos Bastinhas, assim como os forcados de Cascais, Póvoa de S. Miguel e Beja.
O município de Ourique aproveitou a ocasião e prestou homenagem durante o intervalo aos cavaleiros Joaquim Bastinhas, pelos 30 anos de alternativa, e Tito Semedo, pelos seus 20 anos também de alternativa, com o presidente do município de Ourique, Dr. Pedro do Carmo a entregar uma placa comemorativa aos homenageados.
Os toiros vindos da Herdade Pégoras, estavam bem apresentados, tinham mobilidade mas o seu comportamento foi díspar, melhores os do lote de Tito Semedo, e piores os de Joaquim Bastinhas.

No capítulo das pegas disputou-se o Troféu Município de Ourique para o Melhor Grupo em praça, o que desde já enaltecemos e que infelizmente é pouco usual nas nossas corridas.
Por Cascais abriu praça o cabo Joel Zambujeira, que recordou que se assinalava um ano desde que tinha assumido o comando do grupo, e naquela mesma praça, com um brinde sentido a todos os elementos do grupo de Cascais. Na primeira tentativa apesar de não se querer largar do toiro não aguentou a "cambalhota" que o "Pégoras" lhe deu por cima. Na segunda tentativa fez tudo com correção como é seu apanágio e pegou com facilidade. Seguiu-se outro forcado experiente, Ventura Doroteia, que citou de largo, mandou na investida do toiro e fechou-se como uma lapa na cara do toiro consumando à primeira.
Para o grupo da Póvoa de S. Miguel a tarde não foi certamente a sonhada, pois os forcados da cara não aguentavam o suficiente as investidas dos toiros e quase sempre adiantavam as mãos, pelo que os "Pégoras" lhes passavam ao lado. Abriu Albino Martins com uma pega à quarta tentativa e fechou a dupla Fábio Madeira e Luís Belo de cernelha na segunda entrada, depois de 6 tentativas de Fábio Madeira.
Finalmente o grupo de Beja, com José Maria Charraz a estrear-se como cabo nas cortesias, arrecadou o troféu em disputa com duas pegas à primeira tentativa, primeiro através de Guilherme Santos e depois a fechar com José Miguel Falcão a executar a pega da tarde com o toiro a sair com ímpeto para o forcado e este a esperar com um coração enorme e a fechar-se com êxito. Em ambas as pegas o toiro rompeu pelo grupo com este a responder com coesão.
Dirigiu a corrida com critério e bom senso o delegado técnico tauromáquico Ricardo Pereira, assessorado pelo médico veterinário Dr. Carlos Sousa. Embolação e ferragem a cargo da dupla Simões e Alcachão.
 




































































0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.