Recebemos no nosso e-mail a seguinte artigo de opinião que transcrevemos na integra:
Antigamente o Forcado era amador!
Era convidado/contratado para pegar corridas por mérito próprio do seu
desempenho no decorrer da temporada… Infelizmente a tradição já não é o que
era!
Sendo um aficionado bastante devoto
à nossa tauromaquia, mais à vertente dos moços de Forcado, não posso deixar de
expor a minha indignação pelo que se tem vindo a passar nos últimos anos a esta
parte.
Variadíssimos grupos de Forcados
regem-se de outros trunfos que não o mérito para ocupar os lugares cimeiros do escalafon. Trunfos esses que na
filosofia e verdadeira essência do Forcado amador são absolutamente inaceitáveis.
Como receber menos que o acordado, comprar bilhetes antecipadamente às empresas
em questão, oferecer patrocínios, etc… Não que estes grupos não tenham o seu
valor dentro de praça, mas o que está em causa é a dignidade e idoneidade dos
mesmos.
Tão ou mais culpados que os ditos
grupos de Forcados, são os empresários que permitem e se deixam subornar. Sendo
alguns deles antigos Forcados ainda mais inexplicável fica é… Não é tudo “farinha
do mesmo saco”, mas infelizmente é a minoria que se rege por valores morais
exemplares.
Como é possível toda a afición saber
quem são os ditos grupos a “pular a cerca” e não se fazer nada? Como é possível
os grupos lesados saberem quem são os que os grupos pagantes e não apresentarem
queixa perante a ANGF? Como é possível a própria ANGF saber destas situações e
não penalizar nem os grupos visados nem os empresários subornados? Não entendo…
Gostaria com este artigo que
alguma verdade viesse ao de cima, que punissem os ditos empresários, que desmascarassem
os grupos (toda a gente sabe quem são) e que o Forcado voltasse a ser o
verdadeiro Forcado Amador.
Um aficionado revoltado…
22 comments:
Mais nada!!
Assim e que se fala!!
É uma verdade!
É uma verdade!
Boa noite !
não nos dizendo quais são os grupos que eventualmente tenham esses comportamentos, repare, que está a colocá-los a todos, sem excepção, "dentro do mesmo saco de farinha"
Da mesma forma, não nos dizendo quem são os empresários, exactamente a mesma coisa ! Coloca-os a todos , eventualmente, em cheque.
Assino por baixo... É realmente uma vergonha
Boa tarde, como comentar de forma anónima também não me parece correto.
Sr aficionado Revoltado.
A sua revolta vem tarde, devia se ter revoltado quando alguns grupos mandavam na festa quando escolhiam onde queriam pegar, recusavam se a pegar com outros grupos etc.
Os patrocinios e compra de bilhetes nao é de agora, sempre houve, mas antes nao afectava alguns grupos ( Montemor, Santarem,Lisboa etc). Agora que esses grupos sao
afectados com o nr de corridas e praças onde dantes mandavam e agora nao vao, aparecem "aficionados revoltados".
Lembro me perfeitamente de grupos que andavam as costas de patrocinios de hoteis, de restaurantes e nessa altura era tudo passivo.
Agora que outros grupos de tanto ou mais valor aparecem a pegar em praças dantes dominadas por outros aparecem senhores que falam muito e revoltam se muito.
Os melhores Cumprimentos
Há um que é óbvio demais, mesmo para quem não esta bem dentro deste mundo deve parecer estranho ver um grupo pegar 6 ou 7 corridas em 10 tele-visionadas...
Mas que desculpa mais esfarrapada, lamento informar mas esses tais grupos que punham e dispunham em muitas praças não são o únicos que existem neste pais, não é só a esses grupos que tiram corridas, simplesmente porque tais actos de corrupção não ocorrem só nas ditas corridas importantes ocorrem até nas "latas" , poderia até dar alguns exemplos mas não é necessário aprofundar tanto a coisa aqui, até porque pelo que vejo isto incomodou o que me faz pensar que o barrete lhe serviu, a mim o que incomoda é haver grupos bem mais valorosos que acabam por ter poucas oportunidades em detrimento desta corrupção, falta de honra e de sentido de amadorismo, e sim, talvez já todos ou quase todos o tenham feito de uma forma ou de outra, mas faze-lo por sistema não me parece
Deixem-me dizer, a talho de foice, que os lugares cimeiros de um qualquer escalafon, não representam mais nada que um nº de toiros pegados ou um nº de corridas pegadas.
O que demonstra o valor de um Grupo de forcados, são as ganadarias que pegam ou a idade dos touros que também pegam.
Exemplo: o grupo A que está no cimo de um qualquer escalafon tem 2 corridas pegadas num total de 6 novilhos/toiros de 3 para 4 anos, de uma ganadaria cómoda.
O grupo B, apenas tem 1 corrida pegada, mas que teve que pegar 6 toiros de 4 para 5 anos, de uma ganadaria mais exigente.
Qual o grupo que teve que ter maiores brios ?
Gostava que quem diz o grupo A compra bilhetes e o grupo B não mas este tem mais valor, que apresenta-se provas, pois só falar não chega. Durante anos tudo se passou na festa dos toiros e ninguem podia dizer nada, agora que perderam o poder já toda a gente sabe mandar bitaites. Parece que lhes tiraram a mama. Ou será que os empresários abriram os olhos e viram que afinal apesar desses grupos nos anos passados apesar de comprarem bilhetes não tinham assim tanto valor e agora decidiram dar oportunidade a outros grupos e se calhar até se estão a dar bem e continuam a dar-lhes corridas? A mama de pagar corridas já acabou para muitos, estamos em crise e o povo quer ver é grupos a pegar toiros, as jaquetas já não pegam toiros. E por aqui me fico.
O barrete a mim nao me server ate porque ja estou retirado, mas quando ainda me fardava muitas corridas o meu grupo deixou de pegar porque o grupo x so pegava com mais 3 grupos e muitas vezes nos perdiamos a corrida.
Muitas vezes tambem aconteceu estar apalavrado uma corrida e depois aparecer um grupo a oferecer se ao empresario e levava um patrocinio e nos perdiamos a corrida. Essas situaçoes sempre existiram mas agora é que se revoltam.
Muita inveja e dor de cotovelo.....
A inveja e a dor de cotovelo é de quem pagou durante anos e agora nem o dinheiro chega para comprar corridas, agora tambem teem que mostrar dentro de praça que pegam toiros. esses grupos acabam por fazer apenas corridas da terra e arredores e vão de vez em quando ao campo pequeno porque teem de ir, se não cai o carmo e trindade, mas depois falta-lhes o resto.
Sem tirar mérito aos forcados que vestem uma jaqueta e se colocam em frente de um toiro, mas é muito estranho o que se passa hoje em dia no numero de corridas de alguns grupos.
Como é possivel que o Grupo de Vila Franca de Xira não pegue uma corrida televisionada e o Grupo do Ribatejo pegue a maioria dessa corridas?
Esta coisa do pegas na praça da minha terra, eu depois pego na da tua - o empresário que também é ou foi forcado - os patrocinios - o comprar x bilhetes- é tudo UMA VERGONHA.
Os grupos devem pegar pelo mérito e não por arranjinhos.
Tal e qual como todos os forcados deve ser respeitados, quem entra neste tipo de joguinhos deve ser banido da festa.
Repare que eu não estou a dizer que o Grupo A compra bilhtes nem que o Grupo B não compra ! Com franqueza nem sei se esses "expedientes" existirão de facto !? O que é importante para mim, é que a categoria de um Grupo, seja ele qual for, não se mede por um escalafon.
Como exemplo, reparem no Grupo do Montijo. A data de hoje, tem 5 corridas, das quais duas delas durissimas e extremamete exigentes.
Pelo escalafon , estão muito "cá para baixo".
PS: Não tenho qualquer ligação ao Grupo do Montijo, ok !?
Foi apenas um exemplo !
Isto é engraçado ver!!! Para lutar contra os anti taurinos, ninguém tem voz! Para lutar internamente aparecem anónimos, para mim o anonimato não tem valor!!! Já que existem essas provas denunciem-nas em assembleia Geral da ANGF, tal como diz o Sr. José Fernando Potier, ou se é só para destabilizar que se calem de vez, ou dêm a cara!!!
Ass: Filipe Mauritano
as jaquetas ja não pegam toiros???
Caro senhor eu como aficionado venho-me a aperceber de certas coisas.
os melhores continuam a ir a verdade do toiro toiro os outros que pagam ate os escolhem por isso veja lá. E mais não digo para não me alongar...
Francamente, qual o interesse de pegar numa corrida televisionada ? o interessante é pegar bem toiros de verdade, com os seus colegas e seus amigos . Acho eu !?
Apoiado...o anonimato da maioria dos comentarios é o espelho da realidade...toda a gente sabe toda a gente fala mas ninguem dá a cara
Rui Morraceira
Por mero acaso li esta troca de opiniões e galhardetes. Tenho desde há muito, simpatia pelos Forcados .Pelos de antigamente e pelos atuais, pois em todos admiro o valor de se proporem pegar toiros. Todavia, no tempo em que acompanhei mais intensamente a vivência de Forcado, talvez por ainda não haver a net, que "encoraja" a responder, este tipo de opiniões e piadas, eram feitos cara a cara. Todavia estou num tempo que já não é o meu e não o devo, por isso, comentar. Peço que não levem a mal o tê-lo feito. Mas fico-me por aqui. E agora, à antiga: Carlos Patrício Álvares (Chaubet)
Enviar um comentário
ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS