MAIS VALE TARDE QUE NUNCA

Carlos Patrício Álvares (Chaubet)
Foi com satisfação que tive conhecimento da homenagem que no dia 2 de agosto, na Praça de Toiros do Campo Pequeno, vai ser prestada ao alcochetano Joaquim José Penetra.Com pai, tio e irmão forcados e de uma terra onde o pegar toiros é quase uma religião, não admira que muito cedo sentisse o desejo de seguir o exemplo dos seus familiares. Teve oportunidade de o fazer, no G.F.A. Lisboa  por  coincidência  comandado por um alcochetano, pois foi nessa aficionada terra que nasceu o famoso Nuno Salvação Barreto, fundador deste Grupo.                                                                                                                                  
Neste exigente Grupo, teve ocasião de mostrar a sua coragem, voluntariedade, resistência física e anímica. Só um FORCADO com garra excecional e aficion desmedida á pega, aguentava as provações porque foi passando, devido a colhidas sofridas. Uma vez, na praça do Campo Pequeno, após ter tentado quatro vezes inutilmente, a pega de cernelha, cansado e magoado, receando  que  o  Diretor  de  Corrida  mandasse  recolher o toiro, por  brio pessoal e para defender o prestigio do GFAL,  após descansar um pouco sentado no estribo da trincheira, teve ânimo para executar excelente pega de caras. Seguiu o lema do verdadeiro FORCADO: “ O TOIRO NÃO PODE RECOLHER VIVO AO CURRAL” ( Ou  não  fosse  ele alcochetano...)
Nuno  Salvação  Barreto  tinha-me  confidenciado  que dadas as suas qualidades seria ele o seu sucessor. Porém, devido a sub-reptícias manobras, viu-se preterido nessa nomeação. Injustiça que nunca perdoou e saiu.
Convidado para cabo do Grupo do Aposento Verde de Alcochete, o seu feitio frontal, direto, e conceções diferentes do que deve ser um Forcado, não foram bem aceites. Sentia-se desconfortável.                                   
  Sabedores disso e devido ao conhecimento que tinham do seu valor, elementos do Grupo do Ribatejo, desafiaram-no para tomar o comando deste grupo na altura, a passar dificuldades. Aceite o honroso convite, sob a sua orientação o GFAR voltou á ribalta, ao lugar que, por tradição merece.
Todavia, inimizades pessoais, compadrios e falta de isenção incompreensíveis, inviabilizavam a inscrição do Grupo na Associação Nacional dos Grupos de Forcados.   Então Joaquim José Penetra, Quim Zé, para quem o interesse do Grupo do Ribatejo está em primeiro lugar, tomou uma decisão, certamente custosa para quem gosta de pegar toiros como ele. Vendo que era a sua chefia  a  impedir  a inscrição do  Grupo do Ribatejo na ANGF, desistiu do seu comando.                                           
No entanto, sempre preocupado com o prestígio do G. do Ribatejo, não saiu sem arranjar substituto á altura. Encontrou-o em João Machacaz, que se mostrou ter sido boa escolha.                                                          
Decisão  tomada com sacrifício, mostra  a personalidade e pragmatismo de Quim Zé. Qualidades, infelizmente, raras hoje em dia. O oportunismo, o “chico-espertismo” é o que mais se encontra.                              
Quim Zé cedeu a sua posição de cabo e, para não arranjar problemas ao Grupo, nem sequer se farda. Mas um Forcado como ele qualquer grupo deseja ter. Foi desafiado várias vezes. Mas não. Embora não se fardasse nunca deixou o grupo a quem tanto se afeiçoou. Acompanha-o para todo o lado. Muitas vezes pedidos, os seus experientes conselhos são ouvidos com atenção e respeito.
Vai agora ter a homenagem que ainda não teve se bem que a merecesse. Mas, como digo, MAIS VALE TARDE QUE  NUNCA. Não faltarei á homenagem e espero que muitos outros façam o mesmo. Como Homem e como Forcado, Quim Zé merece-a.  


1 comments:

José F. Potier at: 3 de agosto de 2012 às 10:20 disse...

Lamentavelmente há pessoas que, pelo desejo do protagonismo, pela necessidade de escreverem qualquer coisa para garantir o seu bilhete gratuito e, também, de serem falados, não sabem o que dizem nem dizem o que sabem, é uma tristeza.
Para bem da verdade, pois é esta fará parte da história e não aquela que querem adulterar, sou forçado a comentar a afirmação imprópria que transcrevo do autor do texto.
“Todavia, inimizades pessoais, compadrios e falta de isenção incompreensíveis, inviabilizavam a inscrição do Grupo na Associação Nacional dos Grupos de Forcados.”
O GFA Ribatejo estava inscrito na ANGF, quando esta arrancou em 2002.
Na primeira corrida que aconteceu naquela temporada de 2002, na Granja, em 9 de fevereiro, o GFA Ribatejo esteve presente, sendo um dos dois Grupos contratados (o outro era o GFA de Granja).
Os valores de despesas acordados nessa corrida, para o GFA Ribatejo eram de 625,00€. O então cabo deste Grupo, Joaquim José Penetra, remeteu informação para a ANGF como tinha recebido o valor em causa, na sua totalidade.
Em 15 de março de 2002, numa AG extraordinária da ANGF foi apresentado um documento emitido pelo organizador do espectáculo em que, afinal, o GFA Ribatejo só tinha recebido, como despesas de participação na referida corrida, o montante de 500,00€.
Esta situação não só não cumpriu com o que havia sido acordado e votado entre todos como valores mínimos de despesas a receber, como também, confirmou que o GFA Ribatejo tinha enviado a documentação incorrecta para a ANGF indicando um valor que, afinal não tinha recebido.
Pelo facto verificado e confirmado decidiu a AG da ANGF suspender o GFA Ribatejo por dois meses, isto é, voltaria a pegar em 15 de maio 2002, situação que não foi aceite pelo então cabo Joaquim José Penetra que, informou a AG que abandoava a ANFG.
Estes foram os factos e acontecimentos verificados sobre o GFA Ribatejo, tudo o que se disser a mais que isto é pura especulação.
Fica desta forma resposta a verdade e não aquela que alguém quer passar para a opinião pública sem saber do que fala.
José Fernando Potier
Presidente da Direcção da ANGF

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.