Opinião: O Olé da SIC!

 Por: Manuel Peralta Godinho e Cunha
Em termos de notícias e programas tauromáquicos teremos que considerar que a SIC é ou tem sido antitaurina.
Assim, foi com alguma surpresa que os aficionados viram a publicidade relacionada com um programa que seria transmitido na noite de 13 de Julho de 2013 por se tratar de um evento relacionado com algo ligado à tauromaquia denominado “Olé – Pegas das celebridades”.
Da minha parte vi o programa quase todo e recebi alguns telefonemas e mensagens com essa informação.
Interessante ver a Praça Monumental do Campo Pequeno cheia, com um público divertido e desta vez com motivos relacionados com a lide de gado bravo e com um enfoque especial na pega.
Penso que a ideia da SIC resultou ao ter a Praça cheia e uma audiência ao programa de atiçar a concorrência. Ora quando a audiência é grande ou muito grande e o motivo anda próximo da Festa Brava, os aficionados deveriam estar satisfeitos.
Contudo, pelo que se pode ler em críticas e opiniões, nem todos os aficionados gostaram do que viram e alguns acham que foi uma ofensa ao bom nome de ganaderos, toureiros e forcados.
Pela minha parte, achei uma ideia interessante e uma primeira aproximação de muita gente ao gado bravo e à Festa, tal como acontecia com frequência nas garraiadas de estudantes e que tinham tradições nas Escolas de Regentes Agrícolas, no Colégio Militar, no Instituto de Agronomia, etc.
O espetáculo apresentado pela SIC não foi mais do que uma garraiada, com a sua parte cómica e com alguns aspetos mais sérios protagonizados nos lances de capote executados pelos peões de brega e pelos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e do Aposento Moita que se disponibilizaram a entrar no espetáculo.
Os protagonistas da chamada “Pegas das Celebridades”: Marco Borges, Dina Pedro, João Batista, José Castelo Branco, José Moutinho e Merche Romero, foram os que conseguiram concentrar a atenção do grande público, numa aproximação à mais portuguesa das artes da tauromaquia: a pega.
As intervenções dos jurados, com José Luís Gomes, Maria João Lopo de Carvalho e Lili Caneças, deram um pequeno e breve apontamento a um público desconhecedor de como se deve realizar a pega de caras.
Da minha parte, prefiro ver este tipo de espetáculo de motivos taurinos e com graça do que aqueles programas importados com motivos que não nos dizem nada, como são quase todos os concursos das televisões, TV shows, etc.Desejo felicitar os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e do Aposento da Moita, que aproveitaram os treinos para o programa e o espetáculo no sentido de divulgarem, ainda que pouco, alguns pormenores da pega.
Interessante o entendimento de José Moutinho no que diz respeito à ética do forcado amador.


2 comments:

Gente Aficionada at: 15 de julho de 2013 às 21:50 disse...

Concordo plenamente. Olé!

Anónimo at: 16 de julho de 2013 às 12:56 disse...

olééé

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.