Luís Capucha eleito presidente da Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal.


Foram eleitos no passado dia 5 de novembro, em Abiul, onde se situa a praça de toiros mais antiga do país, os Corpos Sociais da TTP – Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal.

A TTP - Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal terminou assim o processo de instalação formal, integrando dezassete Tertúlias ou Clubes Taurinos Fundadores, sedeados em Abiul, Alagoa (Portalegre), Alcochete, Alter do Chão, Azambuja, Beringel, Chamusca, Coruche, Entroncamento, Ilha Terceira, Lisboa, Moita do Ribatejo e Vila Franca de Xira. Espera-se agora a adesão de muitas outras que manifestaram já a intenção de aderir ao movimento de defesa da tauromaquia e dos direitos dos aficionados que esta associação representa.

Luís Capucha, presidente da Tertúlia “Abre Max” de Vila Franca de Xira, foi o grande mentor deste projeto e foi naturalmente eleito presidente da direção da TTP.

Esta nova associação tem como objetivos principais a defesa e valorização da Festa de toiros, em cooperação com outras entidades que partilham os mesmos objetivos, como a Prótoiro e a Secção dos Municípios com  Atividade Taurina da Associação Nacional de Municípios; a representação dos aficionados portugueses junto das entidades oficiais e de entidades congéneres no estrangeiro; o apoio mútuo entre Tertúlias na concretização das atividades de cada uma; o trabalho a favor da elevação da Tauromaquia a Património Cultural Imaterial de Portugal e da Humanidade.

Uma das propostas a destacar da TTP é a organização, conjuntamente com a Secção de Municípios com atividade taurina e com a Prótoiro, um grande Congresso dedicado ao tema da Democracia Cultural, da Identidade Cultural e da Festa de Toiros. Para que possamos construir de forma inteligente e muito debatida uma estratégia capaz de assegurar a defesa e a melhoria da qualidade da Festa de Toiros.


Toda a equipa agora eleita deixa a promessa de um mandato de três anos que se prevê de muita atividade e de inovação no plano da promoção da Festa de Toiros, aportando à mesma a voz, tantas vezes ignorada, e a paixão desinteressada dos milhões de portugueses que gostam de toiros e que lutam pela liberdade de viver a sua “afición”, pela democracia cultural e pela promoção Tauromaquia, um património cultural vivo com relevância inequívoca na cultura portuguesa e na identidade plural e tolerante do nosso país.

0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.